O retalhista é, de forma objetiva, um empreendedor.
Independentemente do tamanho, do número de empregados, do nível de faturação e
de lucro da sua loja, ele deve diariamente gerir um conjunto de parâmetros,
indispensáveis para a continuidade e viabilidade da sua empresa.
As 2
imagens seguintes explicam a variedade dos conhecimentos necessários ao
retalhista-empreendedor, para executar tarefas recorrentes e até diárias.
A imagem supra sublinha a diversidade
dos conhecimentos imperativos necessários ao retalhista para que ele seja capaz
de gerir em boas condições a sua empresa.
A imagem evidencia também que a caricatura do
merceeiro como um profissional de segunda zona, possuidor apenas de 4 paredes e
de um lápis para fazer contas, é totalmente obsoleta.
O retalhista moderno é um técnico conhecedor
do território onde está localizada a sua loja. O retalhista moderno é um técnico que sabe
gerir a placa de venda em termos dos recursos humanos necessários para cuidar
dos clientes, dos produtos e da placa de venda, do circuito de deslocação dos
clientes, dos equipamentos necessários para expor as mercadorias em condições
ideais de conservação e de atração dos clientes, dos produtos que podem
responder às expetativas dos clientes, das ferramentas de gestão que permitem
analisar as performances da loja e caso seja necessário corrigir ou melhorar
certos aspetos de gestão.
O retalhista-empreendedor é o primeiro
formador da sua equipa
Para que o retalhista seja o primeiro formador da sua equipa ele deve em primeiro saber informar-se e, formar-se sobre os métodos e técnicas modernas de gestão de um ponto de venda.
O mercado estando em movimento, um retalhista que age hoje como agia há 25 ou 30 anos atrás, condena a sua loja a uma queda irremediável.
Bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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