Inscritos como seguidores do blog

domingo, 30 de junho de 2019

Passaram 25 anos


Foi em Janeiro de 1994 que tudo começou. Para dizer a verdade, a 24 de Dezembro de 1993 recebi uma chamada telefónica de alguém que me perguntou em francês se “ sabe quem é” e, como estávamos na altura do Natal, eu respondi “ Só pode ser o Pai Natal”. O meu interlocutor era o Dr. Martinho Lopes, na altura DAF da Sincoral “L’Oréal”; ele queria anunciar-me que eu tinha sido selecionado para dar a formação Técnicas de Vendas aos vendedores do grupo ou seja aos vendedores da L’Oréal, Garnier e SBI (Société Beauté Internationale). A colaboração com a Sincoral durou até Dezembro de 1999. Em 1994 também comecei a trabalhar como formador externo para a Makro e rapidamente como consultor em Organização do Ponto de Venda para os retalhistas, no país inteiro.

Nunca tinha imaginado vir viver para Portugal 
Antes de vir para Portugal, trabalhei em França na distribuição, nas vendas e na área da consultadoria e da formação. A minha vida profissional era bastante boa mas, a vida de família tomou um outro rumo quando faleceu o meu primeiro filho. A minha mulher sendo lisboeta viemos instalar-nos perto dos pais dela. Estávamos em 1993 e, sem conhecer a língua portuguesa, com os meus contatos limitados apenas a alguns elementos da família da minha mulher, iniciei uma nova vida em Portugal. 

25 anos bem cheios 
Vendo o caminho percorrido penso que fomos abençoados. Nada foi fácil, nada foi oferecido mas, costumo dizer às nossas duas filhas que em definitivo fomos e somos privilegiados. Durante estes 25 anos as minhas atividades profissionais foram repartidas em dois blocos, complementares entre eles; a área da formação e a áreas da consultadoria técnica, que variaram em termos de importância segundo os anos. 

Formador, uma função gratificante 
A formação qualificante para jovens foi uma parte de minha atividade formativa que me deu grandes alegrias. 
Fui formador do curso Comércio e Serviços do Cecoa, um centro de formação protocolar de renome sediado em Lisboa. 25 anos depois, continuo a ter contatos com uma parte dos alunos. Eles tinham perto de 20 anos na altura; e ainda hoje me telefonou uma ex-aluna, o filho dela tem 16 anos! Também continuo com contatos regulares com alunos que tive na Escola profissional Cristóvão Colombo do Funchal na Madeira onde ministrei as disciplinas comerciais no início do milénio. Não posso citar aqui o nome de todos os ex-alunos com quem tenho contato de vez em quando, a lista seria grande demais. 
A formação intraempresa correspondeu também a grandes momentos, a grandes encontros que se prolongam ainda hoje com muitos formandos. Não é raro receber palavras de simpatia de pessoas que conheci em início de carreira e que evoluíram para funções de direção, e me agradecem pela qualidade técnica das formações que ministrei. 
A vertente formação tem este tipo de retribuição. Também é verdade que hoje em dia, as redes sociais são ferramentas extraordinárias para ficar em contato com as pessoas. 

Consultor, uma atividade baseada na credibilidade 
No decorrer destes 25 anos, colaborei em centenas de projetos de reestruturação e de reorganização do Ponto de Venda. Trabalhei em projetos de menos de 100m2 até projetos com superfície de mais de 2000m2. Da atividade de consultoria, tirei, com o tempo e o número de projetos tratados, algumas certezas. 
- Em todos os projetos, sublinho bem em todos os projetos, verificou-se um crescimento da faturação da loja; 
- O primeiro indicador do sucesso de uma reorganização de loja não é, como se pensa erradamente, a satisfação dos clientes das lojas, é a satisfação dos colaboradores da loja. Assim que os colaboradores de uma loja me dizem que gostam da loja reestruturada, que está mais bem organizada, com categorias bem encadeadas e a implantação fácil de ler, eu sei que a loja terá sucesso. Li num post no LinkedIn que o Sr. Richard Branson dizia que colaboradores felizes dão clientes felizes; ele tem muita razão! 
-Vender a reestruturação de uma loja é complicado, porque vender um serviço é vender um produto intangível, que não pode ser palpado. Daí a importância da credibilidade do consultor. O consultor deve saber transmitir que sabe do que fala e saber utilizar as palavras que condizem com as expetativas do cliente retalhista e responder às suas incontáveis dúvidas; 
- A proximidade com os clientes retalhistas é basicamente necessária e quase sine qua non de um contrato assinado. Não se trata de dar palmadas nas costas, isso seria uma falha grosseira. Não; trata-se de levar o cliente a sentir que tudo será feito para que ele tenha sucesso. No que me diz respeito, sempre pus o sucesso dos meus clientes acima do meu;
Não vale a pena esperar gratidão de ninguém. Esse ponto reforça o que acabei de dizer na linha anterior. O consultor não deve esperar gratidão de ninguém e deve saber viver sem ele. No meu caso, o sucesso do cliente vindo em primeiro, fiquei sempre orgulhoso comigo mesmo do sucesso dele. 
Depois de 25 anos de atividade na distribuição em Portugal, só posso agradecer os milhares de pessoas com quem me cruzei de terem feito parte do meu caminho, de terem feito parte da minha vida. Uma maioria esmagadora de pessoas maravilhosas, de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Portugal continental e nas Ilhas de São Miguel, de Terceira, e na Ilha da Madeira. Pessoas benevolentes, cheias de simpatia e de palavras de gentileza. Obviamente que encontrei também ovelhas negras, mas poucas. Isso faz parte do jogo da vida mas, uma ovelha negra não é negra especificamente para alguém, é negra por feitio e eu não estou neste mundo para mudá-la. 

O mercado está em movimento contínuo, mas - característica do nosso tempo - num movimento cada vez mais rápido e desafiante; estarei obviamente na primeira linha para não perder um segundo das mudanças que surgem! Contem comigo para a década futura! 

Não se esqueçam, 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

3 comentários:

  1. Richard, é com um Enorme Orgulho que acabo de ler o seu post e me reconheço nele como sua aluna á 25 anos ! Foi a sua inspiração que determinou o meu caminho profissional até aos dias de hoje ! Saúde, Felicidade e Sucesso é tudo o que lhe Desejo . Um Fortíssimo Abraço Meu Amigo Richard
    Grata,
    Mjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria João,
      É verdade que todo este tempo não me afastou de muitos alunos! E é também verdade que os teus contatos são sempre momentos de alegria! Eu desejo-te muitos anos de sucesso quer profissional quer pessoal.
      Grande beijinho,
      Richard

      Eliminar
  2. Richard Obrigado por tudo que partilhou

    ResponderEliminar

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.