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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tudo debaixo do mesmo teto!

Quando apareceram, os hipermercados correspondiam a uma fórmula comercial caraterizada essencialmente por: 
1- Uma prática de preços “discount”, provocando uma quebra de linha em relação às lojas populares e aos grandes armazéns;
2- Uma localização na periferia dos centros urbanos, para se aproximarem das zonas de crescimento populacional constituídas pelos novos bairros situados às portas das cidades. Aliás o nome CARREFOUR, grupo que inventou a fórmula do hipermercado em 1963, quer dizer CRUZAMENTO em língua portuguesa ou seja, a ideia era ter lojas situadas em local de convergência da população.
3- Uma oferta larga e profunda marcada por um “slogan” forte

terça-feira, 21 de maio de 2013

O Ponto de Venda não-alimentar também segue regras

Recebi, a semana passada, um mail de uma empresária do ramo automóvel organizado, pedindo-me para abordar de vez em quando temas ligados a outros ramos além do ramo alimentar.
Entendo perfeitamente o pedido e agradeço o contato. No entanto, entre o ramo alimentar e o não-alimentar os pontos de análise são idênticos e, mesmo quando não são, são parecidos em termos de reflexão. 

Seja qual for o ramo, o conhecimento dos consumidores é o ponto de partida, porque os esforços visam em qualquer ramo: 
Levar os consumidores (clientes potenciais) a tornarem-se clientes efetivos;
Levar os clientes (compradores potenciais) a tornarem-se compradores a 100%.
Porquê?
Porque o objetivo duplo de qualquer empresa de distribuição (alimentar e não alimentar) é de maximizar as vendas, otimizando o lucro. 

Como se faz? 
Em termos gerais, respondendo às necessidades e motivações dos consumidores. 
Em termos mais específicos, oferecendo aos clientes os produtos que correspondem às suas expetativas em termos de qualidade, de marca, de preço, de nível de informação, de serviços associados e pós vendas, numa espaço de venda que lhes permita ver e ler a oferta com a maior facilidade, e - cereja no topo do bolo – num contexto de bom acolhimento e de bom atendimento. 

Os pontos-chave de reflexão – Válidos para qualquer ramo 
Fora do PdV
A comunicação na zona de afluência da loja permite chamar os consumidores para que estes se tornem - pelo menos uma vez - clientes da loja?
A loja tem uma fachada atraente em termos de beleza, de cores e de animação externa?
O parqueamento para os carros é de fácil acesso?

Dentro do PdV
Os horários da loja são compatíveis com o ritmo de vida dos clientes potenciais? 
O nível de acolhimento e de atendimento, proporcionado pelos empregados da empresa aos clientes, correspondem a comportamentos profissionais normais, para colocar os clientes numa agradável situação de compra? 
O circuito predefinido na loja de venda em Livre Serviço é correto, ou seja permite uma deslocação facilitada dos clientes e propicia um contato rápido com os vendedores (Técnicos comerciais) da loja? 
As categorias de produtos apresentadas correspondem ao perfil dos clientes em termos de gama, de preço, de marcas, de serviços associados…etc.? 
A implantação permite uma leitura fácil da oferta? 
A dinâmica comercial é correta ou seja, adaptada ao mercado real da loja? 

Abordando o ramo automóvel - Pontos diversos, mas importantes 
Existem produtos ou serviços que se compram 
1) Por obrigação: 
- Os pneus, as pastilhas de travões, o óleo do motor, o líquido de arrefecimento do motor...etc. São produtos de compra por obrigação, porque a sua falta ou o seu não uso pode ter como consequências uma multa pesada ou um acidente. 
2) Por prazer: 
- Produtos de conforto acústico e/ou sensorial, capas, produtos de limpeza do interior e do exterior do carro, produtos de diferenciação, produtos adaptados ao dono do carro sabendo que uma menina ou uma mulher tem expetativas diferentes de um rapaz ou homem…etc.

Eu diria que o circuito deveria ser articulado em torno destes dois tipos de compra para envolver o cliente numa lógica de compra.

(Post dedicado à Dulce, com toda a minha simpatia)
RB

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A organização do sortido

De maneira a ajudar os retalhistas independentes e os retalhistas associados, comunico as categorias de produtos que utilizo no decorrer do meu trabalho.

Nota 1: Estas categorias representam uma base de trabalho, que precisa de ser adaptada a cada caso; 
Nota 2: Cada categoria dá origem a uma segmentação em consonância com a área da loja, a distribuição do linear, o posicionamento da loja e as características desejadas em termos de largura e de profundidade; 
Nota 3: Seria bom que cada retalhista organizasse a base de dados produtos em função desta lista, de maneira a poder analisar as performances das categorias e /ou das respetivas componentes que compõem o sortido da sua loja; 
Nota 4: Estas categorias devem ser utilizadas sistematicamente no decorrer das restruturações da loja;

Lista das categorias – alimentar (não fresco) e não alimentar 

Artigos para Engomar
Rolos de cozinha
Artigos para secar
Películas de conservação
Vassouras
Guardanapos
Esfregonas
Lenços
Luvas
Papel higiénico
Sacos plásticos
Incontinência
Plásticos ménage
Higiene feminina
Calçado

Metais
Maquilhagem
Móveis
Artigos de pentear
Tratamento do chão
Creme de corpo e rosto
Detergentes WC
Depilatório
Ambientadores
Desodorizantes
Inseticidas
Higiene oral
Detergente roupa manual
Barba
Detergente roupa máquina
Coloração
Amaciadores
Styling - fixação
Lixívia delicada
Champôs
Lixívia tradicional
Gel de banho
Lava-tudo
Sabonetes
Esponjas/esfregões
Esponjas corpo
Detergente loiça
Para farmácia
Limpeza profunda

Limpeza vidros


Ovos

Leites


Dietéticos
Farinhas
Cereais
Massas
Açúcar
Arrozes
Bolachas
Azeite
Pastelaria industrial
Óleos
Tostas
Vinagre
Cafés
Sal
Achocolatados
Sopas
Chás
Caldos produtos desidratados
Confeitos
Salgados “Batatas fritas e aperitivos”
Chocolates
Refeições enlatadas
Doces/compotas
Conservas de carne
Sobremesas
Conservas de legumes
Utilidades de cozinha/formas de bolos
Polpa de tomate
Peliculas de conservação
Molhos/temperos
Artigos de festa
Picles
Descartáveis
Azeitonas

Conservas de peixe

Especiarias

Águas com gás
Vinhos correntes
Águas sem gás
Vinhos superiores
Sumos
Espumantes
Refrigerantes com gás
Vinhos aperitivos
Refrigerantes sem gás
Espirituosos
Refrigerantes “Iced tea”
Cervejas

Fraldas
Puericultura leve
Toalhitas
Alimentação infantil
Higiene bebé
Brinquedos

Meias e collants
Calçado homem e mulher
Têxtil homem e mulher
Calçado crianças
Têxtil criança
Têxtil da casa
Têxtil bebé
Acessórios de moda

CD Música
Material escolar
Livraria
Imagem e som
Informática
Desporto
Papelaria
Malas e viagem

Lâmpadas e pilhas
Quinquilharia
Extensões/tomadas
Jardinagem
Água destilada
Campismo
Auto
Combustíveis/carvão/lenha
Ferramentas
Fósforos/acendalhas
Pinturas e vernizes
Acessórios de grelhadores

Acessórios animais

Alimentação animal


Loiça
Panelas
Copos
Frigideiras
Talheres
Tabuleiros/panelas de barro
Chávenas
Tabuleiros de vidro
Utilidades de cozinha
Formas
Plásticos de ménage
Arte/decoração da mesa
Este post é dedicado em prioridade a todos os retalhistas e formandos que participam nas minhas formações técnicas e especialmente: Porfírio, Tatiana, Rafael, Luis, Pedro, Alexandra, Vitor, Conceição, Waldemar, Daniel, Fatima, Miguel, Benjamin, Mónica, Álvaro, Armando, Americo, Nuno que participam atualmente numa formação comigo cujo tema é a Gestão do Linear. 
RB