Dia Espanha acabou de lançar o seu conceito de proximidade sob a insígnia Dia Fresh; 12 lojas já estão abertas em Madrid, Barcelona, Valladolid, Sevilha e Cadix mas segundo o que se diz, 20 novas outras lojas abrirão até o fim deste ano.
Quais são as
características deste conceito de proximidade:
- As lojas serão lojas de centro de cidade….e
provavelmente de densidade populacional comprovada;
- A superfície
das lojas será pequena, estão anunciadas superfícies de 150 até 200 m2;
- Uma amplitude
horária alargada;
- Um
destaque particular para os produtos frescos e de snacking;
Ou seja,
- Estas lojas
vão competir diretamente com as lojas do retalho independente ou associado de
pequena dimensão;
- Estas
lojas, de superfície pequena, serão flexíveis em termos de necessidade de
colaboradores e, com certeza, vão beneficiar de uma logística eficiente e eficaz,
ou seja serão lojas com custos de funcionamento baixos;
- Estas
lojas que destacarão em força os produtos frescos, deverão tornar-se lojas de
destino diário para um conjunto de fregueses, e deveriam assim penalizar os
supermercados de periferia;
- O snacking,
tendência de consumo atual, será também um elemento que penalizará os
profissionais da restauração.
Segundo as
informações publicadas (na revista LSA Nº2250 de 8 de
Novembro de 2012), na Espanha, país que, como cada
um sabe, vive um momento de crise aguda, Dia apresentou os resultados relativos
aos 9 primeiros meses do ano em alta de +5,7%.
Em Portugal, não podemos esperar que este novo
conceito se espalhe para tomar decisões. Com certeza Dia, que tem uma dimensão
mundial, terá como tendência natural multiplicar este novo conceito em todos os
mercados onde está presente e Portugal é um deles.
Os grupos
integrados vão com certeza atuar de maneira vigorosa em termos de marketing
para captar e fidelizar os consumidores mas, são os comerciantes independentes e os grupos de comerciantes associados
que serão os mais vulneráveis e que terão muito a perder.
Dois eixos
de trabalho devem ser desenvolvidos para responder a esta possível vinda de Dia
Fresh em Portugal:
- CUIDAR em
termos técnicos da organização dos pontos de venda;
- FORMAR os
colaboradores-chave, para que estes possam ser o mais reativos possível,
diariamente na loja onde trabalham, ou seja capazes de tomar iniciativas
comerciais ao nível local.
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.