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quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia quer pesar mais na proximidade


Dia Espanha acabou de lançar o seu conceito de proximidade sob a insígnia Dia Fresh; 12 lojas já estão abertas em Madrid, Barcelona, Valladolid, Sevilha e Cadix mas segundo o que se diz, 20 novas outras lojas abrirão até o fim deste ano.

Quais são as características deste conceito de proximidade:
- As lojas serão lojas de centro de cidade….e provavelmente de densidade populacional comprovada;
- A superfície das lojas será pequena, estão anunciadas superfícies de 150 até 200 m2;
- Uma amplitude horária alargada;
- Um destaque particular para os produtos frescos e de snacking;
Ou seja,
- Estas lojas vão competir diretamente com as lojas do retalho independente ou associado de pequena dimensão;
- Estas lojas, de superfície pequena, serão flexíveis em termos de necessidade de colaboradores e, com certeza, vão beneficiar de uma logística eficiente e eficaz, ou seja serão lojas com custos de funcionamento baixos;
- Estas lojas que destacarão em força os produtos frescos, deverão tornar-se lojas de destino diário para um conjunto de fregueses, e deveriam assim penalizar os supermercados de periferia;
- O snacking, tendência de consumo atual, será também um elemento que penalizará os profissionais da restauração.

Os resultados 2012 da Dia:
Segundo as informações publicadas (na revista LSA Nº2250 de 8 de Novembro de 2012), na Espanha, país que, como cada um sabe, vive um momento de crise aguda, Dia apresentou os resultados relativos aos 9 primeiros meses do ano em alta de +5,7%.

Em Portugal, não podemos esperar que este novo conceito se espalhe para tomar decisões. Com certeza Dia, que tem uma dimensão mundial, terá como tendência natural multiplicar este novo conceito em todos os mercados onde está presente e Portugal é um deles.

Os grupos integrados vão com certeza atuar de maneira vigorosa em termos de marketing para captar e fidelizar os consumidores mas, são os comerciantes independentes e os grupos de comerciantes associados que serão os mais vulneráveis e que terão muito a perder.

Dois eixos de trabalho devem ser desenvolvidos para responder a esta possível vinda de Dia Fresh em Portugal:
- CUIDAR em termos técnicos da organização dos pontos de venda;
- FORMAR os colaboradores-chave, para que estes possam ser o mais reativos possível, diariamente na loja onde trabalham, ou seja capazes de tomar iniciativas comerciais ao nível local.
RB

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