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segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Um pouco de prospetiva para 2013 e anos seguintes

Para as empresas do setor da distribuição, 2012 foi um ano em que as MDD (Marcas dos Distribuidores) subiram fortemente, contribuindo cada vez mais para uma parte significativa do negócio; de facto, as MDD representam agora +/- 40% das vendas e, se juntarmos as MDD e os PP (“Primeiros Preços”) estamos a alcançar +/- 44% das vendas. 

Em termos gerais, 2012 está quase a acabar e vai deixar um sabor amargo para muitas pessoas. Com a crise sendo o que é, a recuperação económica ainda está longe de alcance. No entanto, 2012 ainda foi um ano onde o “sonho” de dias melhores permitiu que a quebra não fosse ainda maior.
Ora bem, as empresas grossistas e/ou retalhistas pouco ou mal estruturadas em termos de MDD e de PP, passarão cada vez mais ao lado do mercado e verão uma queda forte da frequentação dos seus espaços comerciais e/ou Pontos de venda, das suas vendas e por fim da sua rentabilidade.

2013 será - segundo os especialistas - um ano ainda mais complicado do que 2012, com as famílias a terem de viver com menos dinheiro e a terem de pagar contas ainda mais pesadas. Os grupos líderes da distribuição estão a reagir e aproveitar a crise para aumentar a sua quota de mercado, conseguindo assim ter uma capacidade negocial ainda maior em relação aos fornecedores. As informações de mercado indicam um reforço das respetivas posições do Continente e do Pingo Doce.
Para falar apenas da insígnia Continente, gostava de sublinhar alguns pontos:
- Continente está a reforçar a presença da marca Continente, como já o sublinhei supra;
- Continente não conseguiu avançar como queria com o seu projeto de “Franchising” de loja de retalho “Meu Super”. Aliás isso confirmou a minha análise do ano passado, quando eu dizia que este projeto me parecia demasiado desfasado em relação ao mercado retalhista;
- Continente estaria em vias de conseguir comprar a GCT e as suas lojas de retalho.
Neste ponto, sublinho o seguinte: Se a Sonae conseguir concretizar a compra da GCT, as dificuldades do setor grossista serão ainda maiores, com mais um operador que tentará partilhar com a JM e a Makro o mercado português, esmagando as condições comerciais a partir da sua própria atividade grossista. Se este cenário se verificar, veremos a Sonae entrar em força nos segmentos da restauração e da hotelaria e no segmento do retalho. O setor grossista independente poderia conhecer momentos sombrios porque nós sabemos que a restauração está numa fase de grande contração e que o retalho de pequena dimensão e independente está a perder pontos de venda em todas as zonas do país. Ou seja, com mais um operador, o setor grossita deverá partilhar um mercado em diminuição em termos de faturação e em termos de número de pontos de venda.
O meu maior receio é que a Sonae desenvolva, depois de ter testado sem grandes resultados a fórmula do franchising com a insígnia “O Meu Super”, uma cadeia de Pontos de venda retalhistas sobre a forma de comércio sucursalista, forma de comércio que já abordei em posts anteriores (1) e que me parece a única forma que pode favorecer a Sonae nas lojas de LPD – Lojas de Pequenas Dimensões!

Chegou o momento para os “players” do setor grossista de analisar com lucidez a situação, para tomar as decisões estratégicas que permitirão a sua sobrevivência nos próximos anos. Quaisquer erros terão forçosamente consequências desastrosas!

Chegou o momento para os “players” do setor retalhista de saber quem são as estruturas e as organizações que mais poderão defender os seus interesses, a curto, médio e longo prazo. Os retalhistas independentes e associados do comércio associado flexível que querem continuar a ser donos das suas empresas e a ser quem toma as decisões comerciais e de marketing, e quem faz opções empresariais próprias, deveriam proteger o seu negócio dando preferência a quem lhes proporciona melhor e maior liberdade!

(1) O sucursalismo: A fórmula comercial que faz falta! de 30 de maio de 2012 e, Porquê o sucursalismo. de 04 de Junho de 2012.
RB

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