Esta intervenção é bastante pertinente, porque sublinha a dificuldade de fazer passar a mensagem da importância da definição de um circuito bem pensado para cada loja, em função das suas características, arquitetural, técnica, geométrica e, das inspirações do comerciante.
Antes
de mais, queria restabelecer os factos:
- Intermarché
não é a única insígnia de supermercado a utilizar um circuito que inicia pela
secção das frutas e verduras; a maior parte das insígnias fazem o mesmo: Pingo
Doce, Minipreço, Coviran, Super Cor e numerosos retalhistas do comércio de
pequena dimensão.
-
As insígnias de hipermercado tais como Continente, Jumbo, possuem lojas de
grande dimensão e propõem um sortido largo e profundo. Começar o circuito pela
secção das frutas e legumes nessas lojas obrigaria a colocar os outros universos
na parte à esquerda da placa de venda e, isso isolaria ainda mais o universo do
bazar que ficaria muitíssimo penalizado em termos de atração dos clientes. Podemos
notar que existem lojas Intermarché com entrada numa “penetrante”, que serve de
zona de promoção, ladeada à sua direita pelo universo do bazar.
Para desenvolver melhor a importância de
uma entrada de loja marcada pela presença do início do universo dos frescos,
queria realçar os seguintes pontos técnicos:
- Numa
lógica de loja de tipo supermercado, caracterizada por uma frequentação pelos
mesmos clientes várias vezes por semana, parece importante responder logo que o
cliente entra na loja ao seu motivo principal de compra, ou seja à compra de
uma solução alimentar. As frutas e as verduras correspondem exatamente a este
motivo principal de compra;
-
Em termos comerciais, colocar as frutas e verduras no início do percurso
permite colocar cada cliente numa situação de comprador desde o primeiro passo
na placa de venda. O resto dos frescos permite fazer circular os clientes na
loja de maneira rápida e simples, o que permite organizar a deslocação dos
clientes na loja e de os colocar numa situação de compra permanente até chegar às
caixas de pagamento;
-
Em termos de imagem de qualidade, de frescura, uma seção das frutas e legumes
bem tratada, bem arrumada, bem acompanhada em termos de higiene e de limpeza,
não será a melhor das formas para difundir o nível de qualidade geral da loja?
É verdade que esta opção de organização do ponto de venda exige um acompanhamento
sem falhas, para evitar colocar o cliente numa situação de grande confusão mal ele
entre na loja.
- Em
termos de quebra da rotina, e sabemos que a rotina é mortífera, a secção das
frutas e legumes não será a mais indicada? Qual é a secção que propõe melhor do
que a seção das frutas e legumes uma alteração regular do visual da entrada da
loja? Reparem que em termos de frutas e legumes, o ano é ritmado em função das
frutas e verduras da época. É verdade que algumas referências são transversais
ao ano inteiro mas, para falar das frutas, temos a época dos citrinos, dos
morangos, das cerejas, das nectarinas e pêssegos, das meloas, melões e melancias
e a época das frutas secas…afinal cada época permite mudar o visual da entrada da
loja, quebrar a rotina e colocar o cliente numa dinâmica de compra.
Todavia,
definir o melhor circuito para uma loja não é tarefa fácil, pois exige uma
grande experiência do terreno, um bom conhecimento da organização do Ponto de
Venda, um bom conhecimento dos equipamentos, um bom conhecimento das
expetativas dos consumidores quando frequentam uma loja, uma boa compreensão
das exigências dos donos da loja e, caso necessário, uma capacidade para os convencer
da pertinência das escolhas feitas.
Elaboro
frequentemente layouts de lojas e, sei que cada projeto contém sempre
dificuldades específicas. Mas seja qual for o projeto, defino sempre
previamente o circuito que me serve de guia para articular o layout da loja
sabendo que “in fine” o trabalho técnico terá sido bem feito se cada cliente for
transformado em comprador a 100%. Vi muitas vezes a faturação das lojas
aumentar de 20 até 30% depois da reorganização do Ponto de Venda. Também vi
lojas, com insígnias de comércio associado, ter um layout visivelmente feito
sem circuito prévio, com zonas totalmente vazias de clientes.
Vou puxar a brasa a minha sardinha. Vale a pena encomendar um
layout feito por um técnico profissional; custa bem menos do que perder cada
dia dezenas, ver centenas de euros de faturação!
RB
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