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sábado, 15 de junho de 2013

O Hipermercado tem 50 anos!

A 15 de Junho de 1963 nasceu em Saint Geneviève-des-Bois, no departamento da Essonne, na periferia de Paris, o 1º hipermercado com a insígnia Carrefour de uma superfície de 2.500m2. (Hoje em França, existem1.900 hipermercados, com uma superfície média de 5.445 m2 Fonte LSA Nº2278 de 6 de Junho de 2013 –).

Portanto foi Carrefour que inventou o conceito de hipermercado. Este conceito era baseado em torno de ideias simples mas fortes para a época:
Em aparte, é bom assinalar que o nome CARREFOUR quer dizer em português CRUZAMENTO, ou seja é um ponto de convergência de várias direções. Os hipermercados estavam situados na periferia das cidades onde a circulação de carro se tinha tornado difícil, caótica e onde os engarrafamentos eram, nos anos 60, uma praga, em razão da explosão das vendas de carros,

- A loja era de grande dimensão, comparando com as lojas de bairro, do comércio sucursalista ou independente, e os “magasins populares”, e os grandes armazéns;

- A loja tinha um parking para que os consumidores pudessem vir de carro, em família e encher a mala do carro com produtos comprados em grandes quantidades;

- A loja propunha um sortido vasto, o que permitia uma grande escolha para os consumidores;

- Os preços eram muito inferiores aos preços praticados nas outras lojas alimentares;

- E, cereja no topo do bolo, o ambiente era um ambiente de festa, de compras lúdicas, com animação fortes no parking e na loja, provocando a vontade de vir nos consumidores da zona de afluência.

- A palavra HYPERMARCHÉ (HIPERMERCADO), foi inventada por LSA – “Libre-Service Actualités”, uma revista francesa especializada no universo da grande distribuição, em 1966. (Fonte LSA Nº2278 de 6 de Junho de 2013 – editorial de Yves Puget diretor da redação). 

E amanhã? 
O hipermercado revolucionou a distribuição, em primeiro lugar em França, e em segundo em alguns países europeus e na América do Sul. Agora, a nova terra de expansão será a África, onde o crescimento económico deixa entrever uma explosão do consumo de massa. 

O hipermercado não vai desaparecer; ele será uma das componentes do comércio. Aliás, é de observar que o grupo Carrefour, para destacar esta insígnia pioneira, está presente em quase todos os segmentos do retalho alimentar: hipermercado, supermercado, hard-discount, lojas de bairro. E atua não só como grupo integrado mas também como grupo de comércio associado através do franchising e da afiliação comercial.

Sem dúvida que em termos de lojas de retalho, o futuro será múltiplo e a concorrência viva. Todavia, um grupo como Carrefour mostra que cada segmento de loja corresponde a posicionamentos diferentes, para responder a expetativas diferentes dos consumidores, numa perspetiva de um negócio lucrativo! 
RB

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