A 15 de Junho de 1963 nasceu em Saint
Geneviève-des-Bois, no departamento da Essonne, na periferia de Paris, o 1º
hipermercado com a insígnia Carrefour de uma superfície de 2.500m2.
(Hoje em França, existem1.900 hipermercados, com uma superfície média de 5.445
m2 – Fonte LSA Nº2278 de 6
de Junho de 2013 –).
Portanto foi Carrefour que inventou o conceito de hipermercado. Este conceito era baseado em torno de ideias simples mas fortes para a época:
Em aparte,
é bom assinalar que o nome CARREFOUR quer dizer em português CRUZAMENTO, ou
seja é um ponto de convergência de várias direções. Os hipermercados estavam situados
na periferia das cidades onde a circulação de carro se tinha tornado difícil, caótica
e onde os engarrafamentos eram, nos anos 60, uma praga, em razão da explosão
das vendas de carros,
- A
loja era de grande dimensão, comparando com as lojas de bairro, do comércio sucursalista
ou independente, e os “magasins populares”, e os grandes armazéns;
- A
loja tinha um parking para que os consumidores pudessem vir de carro, em família
e encher a mala do carro com produtos comprados em grandes quantidades;
- A
loja propunha um sortido vasto, o que permitia uma grande escolha para os
consumidores;
- Os
preços eram muito inferiores aos preços praticados nas outras lojas alimentares;
-
E, cereja no topo do bolo, o ambiente era um ambiente de festa, de compras lúdicas,
com animação fortes no parking e na loja, provocando a vontade de vir nos
consumidores da zona de afluência.
- A palavra HYPERMARCHÉ (HIPERMERCADO), foi inventada por LSA – “Libre-Service Actualités”, uma revista francesa especializada no universo da grande distribuição, em 1966. (Fonte LSA Nº2278 de 6 de Junho de 2013 – editorial de Yves Puget diretor da redação).
E amanhã?
- A palavra HYPERMARCHÉ (HIPERMERCADO), foi inventada por LSA – “Libre-Service Actualités”, uma revista francesa especializada no universo da grande distribuição, em 1966. (Fonte LSA Nº2278 de 6 de Junho de 2013 – editorial de Yves Puget diretor da redação).
E amanhã?
O hipermercado revolucionou a distribuição,
em primeiro lugar em França, e em segundo em alguns países europeus e na
América do Sul. Agora, a nova terra de expansão será a África, onde o
crescimento económico deixa entrever uma explosão do consumo de massa.
O hipermercado não vai desaparecer; ele será uma das componentes do comércio. Aliás, é de observar que o grupo Carrefour, para destacar esta insígnia pioneira, está presente em quase todos os segmentos do retalho alimentar: hipermercado, supermercado, hard-discount, lojas de bairro. E atua não só como grupo integrado mas também como grupo de comércio associado através do franchising e da afiliação comercial.
Sem dúvida que em termos de lojas de retalho, o futuro será múltiplo e a concorrência viva. Todavia, um grupo como Carrefour mostra que cada segmento de loja corresponde a posicionamentos diferentes, para responder a expetativas diferentes dos consumidores, numa perspetiva de um negócio lucrativo!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.