Inscritos como seguidores do blog

sábado, 8 de junho de 2013

A implantação dos produtos

No seguimento do “post” de terça-feira 28 de maio, intitulado Merchandising – Atuação no linear, abordarei nos próximos “posts” o tema “Implantação dos produtos”.

Desde logo, queria responder às dúvidas dos participantes nas minhas formações quando abordamos este tema:

Para falar da implantação mais utlizada: será a implantação horizontal ou a implantação vertical? 
Resposta
 
A implantação horizontal é puco utilizada nas lojas de livre serviço, quer alimentares quer não alimentares. 
A implantação horizontal era utilizada outrora nas lojas de bairro de muita pequena dimensão, onde o sortido era muito curto. Tratava-se de colocar no mesmo nível de prateleira os produtos de uma mesma família. Assim, muitas vezes as bebidas eram colocadas na prateleira de baixo de uma ponta à outra de uma parede, depois seguiam o nível das bolachas e das conservas…etc. 
A implantação vertical pura foi utilizada nos anos 80 pelo grupo Euromarché, quando este era o challenger do grupo Carrefour. A experiência foi abandonada após 6/8 meses porque os resultados não devem ter sido bons. Tecnicamente, o que aconteceu é que as prateleiras situadas à altura dos olhos e das mãos estavam vazias no fim da manhã, dando a imagem de uma loja vazia (!), os níveis superiores ficavam cheios de produtos porque a maioria das pessoas não chegavam lá e, os níveis de baixo - acessíveis mas que no entanto obrigavam as pessoas a agacharem-se - tinham vendas média fracas. 
O mais problemático na implantação vertical pura era a diluição visual e a tomada de decisão, quando o número de facing a atribuir a um produto não correspondia ao número de níveis de prateleiras.
Por exemplo, no caso de 5 níveis de prateleiras com 15 facing atribuídos a uma referência não havia problema além da diluição visual porque cada nível de prateleiras recebia 3 produtos. Todavia, havia problema quando a uma referência eram atribuídas 3 frentes. Estas 3 frentes deviam ser colocadas a partir da prateleira de cima ou de baixo? E depois, qual referência devia ser posta para completar a linha vertical?
Hoje em dia o tipo de implantação utilizado nas lojas de livre serviço é quase sempre a implantação mista.

Veja os documentos explicativos.



RB



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.