Inscritos como seguidores do blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Malaquias: uma dinâmica ao serviço da nova geração de retalhistas independentes.

Terça-feira 02 de Julho de 2013, terminou o ciclo de formação patrocinado pela UniMark e organizado pelo grossista Malaquias. O ciclo durou 6 meses e permitiu que os participantes abordassem vários temas de grande interesse para a sua atividade de gestor de Loja de Pequena Dimensão (LPD).
Este ciclo de formação caraterizou-se pela participação de filhos de retalhistas estabelecidos há longa data, que querem dar continuidade ao negócio dos seus pais. Isto prova que o retalho alimentar está vivo e bem vivo, e que as lojas de pequena dimensão não vão acabar de vez como se diz há tantos anos! 
Estes jovens participantes mostraram durante todo o ciclo de formação um grande apetite pela aprendizagem e uma vontade de enriquecer os seus conhecimentos, para poderem gerir de forma rentável e sustentável o negócio transmitido pelos seus pais. Eles percebem muito bem, sendo bastante lúcidos, que o negócio já não é e não voltará a ser tão fácil como na altura dos seus pais. Os anos vindouros serão anos de gestão:
- da loja no seu território,
- do layout da loja e do respetivo circuito de deslocação dos clientes na loja;
- do sortido, e sobretudo da sua largura e da sua profundidade;
- da animação da loja, das seções, das prateleiras e dos produtos;
- do linear, categoria a categoria;
- dos preços, tendo em conta o mercado sobre os aspetos clientes e concorrência;
- dos recursos humanos necessários para repor a mercadoria e para acolher e atender diariamente os clientes em boas condições.

O ciclo de formação permitiu abordar todos estes temas e propiciou a troca de experiências entre os participantes e dos mesmos com o formador. Uma grande parte da formação foi dedicada a exercícios práticos que, no dia-a-dia dos gestores de lojas do retalho alimentar, permitem analisar a “vida” da loja e tomar decisões técnicas. 
Este ciclo de formação mostrou o quanto a profissão de retalhista alimentar mudou ao longo dos últimos 15 anos, utilizando todos as ferramentas informáticas para fazer os exercícios propostos. Estamos longe, mas muito longe do “cliché” tradicional, mostrando o retalhista hostil às novas tecnologias e apenas adepto ao bocado de papel e do lápis.
Faço votos para que esta nova geração obtenha os resultados merecidos por tanta fé, trabalho e disponibilidade.

Fotografias da formação Gestão do Linear.


Agradeço a UniMark pela sua disponibilidade em favorecer a formação dos retalhistas portugueses, o Dr. Ricardo Malaquias que organizou este ciclo de formação e cada um dos participantes, pois durante todo o ciclo tiveram uma postura e uma vontade incansável de aprender. 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.