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domingo, 6 de abril de 2014

A Gestão da margem

Os retalhistas independentes ou associados têm o grande benefício de poder tomar decisões táticas como quiserem, para enfrentar as organizações do comércio integrado. A gestão da margem é um dos parâmetros de ação.
O problema é que existe um abismo entre ter nas mãos a possibilidade de utilizar este parâmetro e utilizá-lo de facto!

O que é o que se observa? 
Em geral, os comerciantes do comércio independente ou associado (a diferença entre as duas formas residindo sobretudo na independência total para os primeiros e no apoio recebido da organização a montante para os segundos) continuam a gerir a margem das categorias como se a taxa de margem tivesse de ser igual para todas as referências. 
É obviamente um erro, porque uma categoria de produtos é constituída sempre por referências que têm uma vida própria em termos de escoamento, de atividade comercial e também de rentabilidade. Uma análise ABC permite observar facilmente a contribuição de cada referência no seio da categoria.

O que deveria ser feito?
- O retalhista deveria esforçar-se por organizar o organograma do sortido que propõe aos seus clientes. Isso implica elaborar a arborescência do sortido: Universo – categorias – subcategorias – segmentos – subsegmentos – referências. 
- O retalhista deveria determinar o nível de contribuição para a margem de cada nível da arborescência.
- O retalhista deveria determinar - ao nível da categoria ou subcategoria ou segmento, dependendo da profundidade existente - a contribuição de cada referência para a margem do nível ao qual a mesma pertence. Este ponto engloba o nível de preço praticado pela concorrência e as opções táticas do retalhista para cada referência. Uma análise ABC é um elemento importante na compreensão da atividade desenvolvida por cada referência.

Como fazer? 
Certos sistemas informáticos permitem fazer simulações. Neste caso devem ser utilizadas as funções do sistema.No caso de não ter esta possibilidade, o retalhista pode importar os dados da categoria para uma folha Excel e fazer simulações de margem.

Exemplo
Bons negócios! 
RB

2 comentários:

  1. Efetivamente é tão simples!! Acredito que lojistas independentes mais novos e com uma melhor formação possam começar a aplicar este esquema simples de gestão da margem. no entanto, convenhamos, que a para a maioria dos lojistas independentes ainda pertencem à velha guarda e são muito mais resistentes á mudança para novos parametros de gestão!!

    Abraço

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  2. Boa tarde Nuno. De facto, existem muitos retalhistas "séniores". Todavia estamos a assistir a um rejuvenescimento deste universo por várias razões, que têm a ver com a conjontura: porque a crise leva pessoas a criar o seu próprio negócio e porque filhos de retalhistas - que outrora não queriam pegar no comércio dos pais - vêem na sucessão dos pais uma oportunidade de emprego. Aliás, nas reuniões que organiza a rede Aqui é Fresco nota-se a nova atratividade do retalho alimentar e o aparecimento de retalhistas (empresários) jovens....e verdadeiramente abertos às técnicas de gestão. Desde há 20 anos que defendo que a função retalhista alimentar, de pequena dimensão, vocacionada para a proximidade não vai desaprecer mas sim evoluir e regenerar-se...parece que este momento chegou. Abraço e obrigado pelo teu comentário. Richard

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O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.