Para responder aos pedidos em relação ao método de cálculo do
linear a atribuir às referências de uma categoria de produtos, proponho os
seguintes documentos:
Nota prévia:
Para calcular o linear a
atribuir às referências de uma categoria, subcategoria, segmento ou subsegmento
de produtos, o retalhista ou o gestor de uma loja ou de parte dela, deve
perceber da importância da boa gestão da informação. Assim, é imperativo para
efetuar estes cálculos:
- Ter uma base de dados de
produtos bem estruturada e atualizada;
- Fazer previamente uma
limpeza da gama através de uma análise do escoamento, uma análise ABC e uma análise
de contribuição para a margem das diferentes referências;
- Definir o linear
atribuído à categoria, subcategoria, segmento ou subsegmento;
- Fotografar a implantação
existente antes da reimplantação, e da nova implantação. Estas fotografias
servirão de arquivo para analisar os resultados obtidos, e para acompanhar o
respeito da implantação com o passar do tempo.
Doc. 1
Doc. 2
Doc. 3
Espero que estes documentos vos possibilitem implementar, na vossa
loja ou na secção pela qual são responsáveis, uma metodologia que - por ser
numérica - permite diminuir bastante a subjetividade habitualmente constatada,
no retalho independente ou associado de pequena ou média dimensão. Bom
trabalho!
RB
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