Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ninguém dá nada a ninguém!

A expressão “Ninguém dá nada a ninguém” é muitíssimo bem conhecida e muitas vezes utilizada. No entanto aparecem sempre situações que demonstram que por motivos emocionais, este adágio é momentaneamente esquecido e deixa espaço à tomada de decisões que têm consequências bastante negativas.

Ninguém dá uma localização comercial de 1ª classe a ninguém.
Aparecem casos estupendos
de compra de um lote de terreno para fazer uma loja ou de um espaço comercial, baseados na palavra do vendedor que é uma localização de 1ª classe com condições nunca vistas.
Seriamente, uma localização comercial de 1ª classe ao preço da chuva é uma coisa pouco realista. Deve haver alguma coisa que não está a ser dita, uma falta de passagem, uma falta de clientes, uma falta de condições, problemas com a vizinhança, um projeto ainda não muito bem conhecido de alteração rodoviária…. Com certeza tudo não foi dito. A noiva é bonita demais!
As dificuldades do momento levam as lojas mais fracas a fechar, lojas que no passado teriam conseguido sobreviver, mesmo mal localizadas, porque o consumo era sustentado. Hoje não há perdão; as localizações “coxas” fecham. Este tipo de lojas à venda pelos próprios comerciantes ou pelas agências imobiliárias, ou ainda pelos próprios bancos credores são armadilhas das quais é melhor desconfiar.

Ninguém oferece condições nunca vistas para a compra de equipamento para uma loja.
Entre produtos de mesmas características podem existir algumas diferenças de condições comerciais mas não pode haver diferenças abissais ou então é porque “há gato”; a robusteza e a resistência dos equipamentos não são as mesmas, existem diferenças nas dimensões dos equipamentos, o número de prateleiras que fazem parte do pacote é diferente, ou ainda o rendimento dos motores e o consumo energético não são os mesmos. Os vendedores de equipamento procuram efetuar a maior venda em termos de faturação porque é o trabalho deles. Uma vez assinado o contrato de encomenda, em geral não há marcha atrás e, quando há um problema, o comerciante fica sozinho para o resolver.

Não, “ninguém dá nada a ninguém”! Antes de aceitar uma localização dita de 1ª classe, antes de comprar seja o que for para montar uma loja, antes de assinar qualquer aceitação para um projeto que se autoproclama o melhor, é preciso ter os maiores cuidados, parar e considerar um certo recuo, para pesar os prós e as contras e, se for necessário, aceitar um aconselhamento externo e isento de compromisso.
Sabendo obviamente que “ninguém da nada a ninguém”!
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.