Inscritos como seguidores do blog

domingo, 1 de novembro de 2015

Daqui a 5 anos o retalho estará em profundas mudanças!

O movimento da vida é uma coisa que por natureza não para; quaisquer que sejam os caprichos de uns e de outros; ele continua, continua e, continua …

A Vida induz a troca, a troca induz o comércio; o comércio faz parte do movimento
Irresistivelmente, o comércio acompanha os movimentos da Vida; ele é dinâmico e conjuga-se tanto no passado, como no presente e no futuro. Encarar desta forma o movimento permite entender que o que foi já não é, e claramente não será. O retalho de pequena dimensão, seja qual for a sua especificidade - alimentar ou não alimentar -, que predominou até ao início dos anos 90, foi ultrapassado por organizações que aderiram a formatos e formas diferentes de chegar ao mercado e, por sua vez, estas organizações podem vir a ser alvo de novos concorrentes adeptos do omnicanal, ultramodernos e sofisticados no uso de meios de gestão da informação.

As organizações devem aceitar e implementar mudanças na sua forma de atuar.

A força das organizações; uma chave essencial para a mudança
 Para um retalhista independente, mudar sozinho, no seu cantinho, isolado e sem apoio é uma tarefa de Titã! Mas mudar em conjunto com outros colegas, apoiado por um grossista de referência, é uma operação bem diferente em termos de custos, de energia gasta e de comunicação.Tanto para os grossistas como para os retalhistas, obter boas condições comerciais já não é suficiente; o que é preciso é conseguir desenvolver ações de marketing pertinentes para satisfazer os consumidores. Isso implica recorrer à panóplia de ferramentas tecnológicas que aproximam os clientes da “sua solução” de compra!

A atual atomização das organizações grossistas é contraproducente e mortífera para numerosos grossistas que, a custo de adversidade e de guerra fratricida, estão a deixar o caminho grande aberto para outras organizações oportunistas que esperam a sua Hora. O leitor é convidado a ler ou a voltar a ler o post “O que pode unir os grossistas tradicionais do setor alimentar?” de 03 de Outubro de 2015.O que pode unir os grossistas tradicionais do setor alimentar?

A reorganização do setor grossista poderia permitir a libertação de meios para financiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o comércio de proximidade e, para contar no universo da distribuição futura. Sem este esforço organizacional, o futuro arrisca-se a ser bem complicado.

Amazon está a chegar à distribuição alimentar com uma solução bastante tecnológica e, Wallmart, Carrefour, Intermarché, Continente, Jumbo, Pingo Doce estão a entrar em força no omnicanal. Sem oposição forte, estas insígnias serão amanhã as soluções de comércio de proximidade de maior sucesso.
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.