Inscritos como seguidores do blog

domingo, 3 de janeiro de 2016

2016 será um ano de viragem para as lojas de pequena e média dimensão

As dificuldades de 2015 não desapareceram como por milagre a 1 de Janeiro de 2016; ainda cá estão, o mundo continua incerto, os ordenados insuficientes para a maior parte dos cidadãos, o desregulamento climático irá provavelmente piorar…, mas um conjunto de elementos fazem de 2016 um ponto de mudança.

Para quem tiver hoje por volta de 25 anos, a crise económica financeira que deflagrou há 10 anos é apenas uma história que os pais contam em casa, porque para quem tinha menos de 15 anos em 2006, a crise não existe. Pode ter havido dificuldades em casa, mas eram “coisas” dos pais! O papel dos pais é proteger as suas crianças, portanto na maioria dos casos as crianças não ressentiram a crise na sua amplitude. A vida, para quem tenha 25 anos agora, é mais folgada sobretudo se a pessoa tiver um emprego, mesmo com um ordenado baixo.

Ideias novas estão a rebentar. Também é uma consequência de uma sociedade que mudou; mudou para uma dinâmica visível nas novas tecnologia, na ciência, no comércio, na restauração. A nossa sociedade está a viver momentos de efervescência. A dinâmica vê-se por exemplo através do crescimento forte do “Street food e Food Trucks”, uma atividade que alia comércio de híper-proximidade com a restauração. O sucesso destes novos restaurantes de rua, nómadas por essência, mostra quanto mudou a forma como o mercado está a Viver.

As novas tecnologias estão a entrar em força no retalho alimentar. Os grupos da distribuição organizada multiplicam as iniciativas de “Click & Collect”, de uso de sites na Internet e de páginas no Facebook para estar sempre em contacto com o mercado ou mais precisamente os mercados. Os grupos de distribuição clássicos estão animados pelo medo que têm do crescimento de operadores virtuais, que começam a ser chamados de “sobcontratantes” e que podem chegar a confiscar uma parte substancial do mercado.

Sem dúvida nenhuma, 2016 será um ano de viragem, que vai obrigar a repensar a forma de gerir as lojas de pequena e média dimensão em termos de layout, distribuição de categorias, posicionamento, dinâmica comercial …etc.

Esquema
Bom Ano 2016 e bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.