No setor do retalho
alimentar, muitos são os comerciantes que percebem que, para maximizar a
atração da sua loja, entrar numa cadeia de lojas associadas representa um
grande benefício, sobretudo em termos da proteção que proporciona uma insígnia
comum aos seus aderentes.
A insígnia é, por si só, uma assinatura, uma promessa de
satisfação
A relação entre os
consumidores e uma insígnia é uma relação baseada na construção de uma cumplicidade,
feita de altos e baixos, de amor e desamor, dia após dia.
Uma insígnia sólida é uma
insígnia que consegue levar o cliente a integrá-la na rotina do seu dia-a-dia.
Chegar a esse nível de convergência demora tempo, energia, dedicação, dinheiro,
e é uma tarefa que pode ser complicada, ver impossível para uma pessoa só.
Aderir a uma rede de lojas associadas permite partilhar os
esforços de construção e de animação de uma insígnia
A solução que permite beneficiar
das vantagens da força de uma insígnia é a adesão a uma cadeia de comércio
associado. Um dos elementos mais básicos de uma cadeia é a definição de uma
insígnia comum a toda rede e partilhada por cada comerciante associado. O líder
da cadeia de comércio associado define mas também, e sobretudo, faz VIVER a insígnia, para que esta se
torne verdadeiramente um elemento do valor daquela.
A insígnia é o chapéu que
agrupa todas as lojas aderentes, é o rosto público e visível da rede de lojas
e, a esse título, deve defender o seu bom nome e os seus atributos
qualitativos!
Pertencer a uma insígnia do comércio associado dá Vantagens mas implica
também, e de facto, obrigações.
Uma insígnia do comércio
associado é um “bem” partilhado, que deve ser protegido e valorizado pela
organização líder da insígnia mas também por cada um dos associados. Cada
comerciante, elemento da rede de lojas, deve zelar pela valorização da
insígnia, e é verdade que não seria normal e, não deveria ser tolerado, que o
desleixo de alguns penalize o conjunto da insígnia. Os direitos são a
contrapartida de deveres.
Esquema
As insígnias do comércio associado permitem aceder a ferramentas
bastante úteis.
Uma insígnia do comércio
associado permite, para o comerciante retalhista, focar os seus esforços no
Ponto de Venda, numa lógica de maximizar as vendas e de otimizar os lucros,
pois nos bastidores do líder da rede, um conjunto de pontos são analisados,
negociados e, ficam prontos a ser utilizados.
Os compradores da central
negoceiam as melhores condições do mercado para comprar os produtos que
constituem as categorias de produtos, definidas em termos de altura, largura e
profundidade da gama pelo marketeer
da central, numa perspetiva de fomentar as melhores vendas e os melhores benefícios
possíveis. As equipas de compradores e de marketeers
em contato constante com o mercado são profissionais que trabalham diariamente
para os retalhistas aderentes da rede de loja associadas.
Amanhã, como já foi muitas
vezes sublinhado no blog “Alojadaminharua”, as centrais que gerem as insígnias de
comércio associado serão as parceiras incontornáveis dos retalhistas que
quererão aceder a um bocado do bolo da venda a partir da Internet e optar por uma
estratégia omnicanal.
O comércio a retalho está a evoluir, em termos de
profissionalismo, de novas tecnologias e de perceção das expetativas dos
consumidores. Vão existir conceitos de loja de sucesso, fórmulas comerciais que
conseguirão impor-se, sem dúvida, mas a custo de muito trabalho.
O comércio associado poderá ser uma ótima solução, para quem quiser
ser comerciante com riscos mínimos. Nesse caso, a adesão a uma insígnia de rede
de lojas trará uma solução interessante mas com regras a respeitar!
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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