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segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A insígnia – uma mais-valia capital

No setor do retalho alimentar, muitos são os comerciantes que percebem que, para maximizar a atração da sua loja, entrar numa cadeia de lojas associadas representa um grande benefício, sobretudo em termos da proteção que proporciona uma insígnia comum aos seus aderentes.

A insígnia é, por si só, uma assinatura, uma promessa de satisfação
A relação entre os consumidores e uma insígnia é uma relação baseada na construção de uma cumplicidade, feita de altos e baixos, de amor e desamor, dia após dia.
Uma insígnia sólida é uma insígnia que consegue levar o cliente a integrá-la na rotina do seu dia-a-dia. Chegar a esse nível de convergência demora tempo, energia, dedicação, dinheiro, e é uma tarefa que pode ser complicada, ver impossível para uma pessoa só.

Aderir a uma rede de lojas associadas permite partilhar os esforços de construção e de animação de uma insígnia
A solução que permite beneficiar das vantagens da força de uma insígnia é a adesão a uma cadeia de comércio associado. Um dos elementos mais básicos de uma cadeia é a definição de uma insígnia comum a toda rede e partilhada por cada comerciante associado. O líder da cadeia de comércio associado define mas também, e sobretudo, faz VIVER a insígnia, para que esta se torne verdadeiramente um elemento do valor daquela.
A insígnia é o chapéu que agrupa todas as lojas aderentes, é o rosto público e visível da rede de lojas e, a esse título, deve defender o seu bom nome e os seus atributos qualitativos!

Pertencer a uma insígnia do comércio associado dá Vantagens mas implica também, e de facto, obrigações.
Uma insígnia do comércio associado é um “bem” partilhado, que deve ser protegido e valorizado pela organização líder da insígnia mas também por cada um dos associados. Cada comerciante, elemento da rede de lojas, deve zelar pela valorização da insígnia, e é verdade que não seria normal e, não deveria ser tolerado, que o desleixo de alguns penalize o conjunto da insígnia. Os direitos são a contrapartida de deveres.

Esquema
As insígnias do comércio associado permitem aceder a ferramentas bastante úteis.
Uma insígnia do comércio associado permite, para o comerciante retalhista, focar os seus esforços no Ponto de Venda, numa lógica de maximizar as vendas e de otimizar os lucros, pois nos bastidores do líder da rede, um conjunto de pontos são analisados, negociados e, ficam prontos a ser utilizados.
Os compradores da central negoceiam as melhores condições do mercado para comprar os produtos que constituem as categorias de produtos, definidas em termos de altura, largura e profundidade da gama pelo marketeer da central, numa perspetiva de fomentar as melhores vendas e os melhores benefícios possíveis. As equipas de compradores e de marketeers em contato constante com o mercado são profissionais que trabalham diariamente para os retalhistas aderentes da rede de loja associadas.
Amanhã, como já foi muitas vezes sublinhado no blog “Alojadaminharua”, as centrais que gerem as insígnias de comércio associado serão as parceiras incontornáveis dos retalhistas que quererão aceder a um bocado do bolo da venda a partir da Internet e optar por uma estratégia omnicanal.

O comércio a retalho está a evoluir, em termos de profissionalismo, de novas tecnologias e de perceção das expetativas dos consumidores. Vão existir conceitos de loja de sucesso, fórmulas comerciais que conseguirão impor-se, sem dúvida, mas a custo de muito trabalho.
O comércio associado poderá ser uma ótima solução, para quem quiser ser comerciante com riscos mínimos. Nesse caso, a adesão a uma insígnia de rede de lojas trará uma solução interessante mas com regras a respeitar!

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

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