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domingo, 12 de março de 2017

De olhos bem abertos!

Os hábitos estão a evoluir rapidamente no setor alimentar. A comida, outrora preparada com os ingredientes do jardim, como as hortaliças e as frutas, ou com a criação da casa, como o coelho, a galinha e o frango, sem esquecer - para os habitantes do litoral - a pesca familiar, será cada vez mais uma comida de "assemblagem", tal como nos restaurantes ou, uma comida comprada totalmente num pronto-a-comer ao pé da casa. 

Porque é que está tendência vem para ficar e para crescer? 
Simplesmente porque responde aos desejos dos consumidores e de vários setores importantes da sociedade. 

Os consumidores estão sujeitos a uma vida extremamente stressante, causada pela necessidade de trabalhar para ganhar dinheiro e poder ter acesso às propostas alicientes que têm todos os dias à frente dos olhos, nos “outdoors”, na televisão, nas revistas e nas redes sociais e, pelo tempo passado nos transportes para ir e vir do emprego. Cozinhar diariamente tornou-se uma tarefa “chata”, opressiva, que faz perder tempo. Comprar a comida já preparada na totalidade ou pré-elaborada para uma "assemblagem" final em casa tornou-se a solução ideal para transformar o ato de cozinhar num momento de lazer e festivo! 

Os grupos de distribuição precisam de ter, todos os dias, clientes nas suas lojas, com vontade de comprar a totalidade do dia de Vida que é o que lhes proporciona a venda de uma solução alimentar preparada ou pré-preparada. Portanto, eles seguem e até dinamizam a evolução dos hábitos alimentares e, fazem evoluir os seus universos e as suas gamas de produtos. Os supermercados de cidade, das insígnias líderes, estão agora todos a propor um layout que articula claramente a SOLUÇÃO ALIMENTAR. 

Os industriais dos setor alimentar estão a organizar a cadeia de produção, na dupla perspetiva de poder responder ao mercado e de maximizar os ganhos. Responder ao mercado implica ter uma capacidade produtiva forte, para alimentar os milhões de indivíduos das cidades e, maximizar os benefícios implica uma gestão apertadíssima dos custos. Portanto a montante, a pressão da quantidade a produzir cria explorações agrícolas gigantescas e a pressão dos lucros obriga a procurar a solução mais económica para transformar quase toda, se não for toda, a matéria-prima em produtos de consumo final. A evolução dos hábitos alimentares é para os industriais uma verdadeira bênção! 

Esta tendência chegou para ficar e vai tornar-se a norma. Os donos de lojas do setor do retalho alimentar de pequena dimensão devem saber que fechar os olhos não vai fazer desaparecer os novos padrões de vida. Eles devem preparar as suas lojas para acompanhar estas evoluções e prever a remodelação dos seus “layouts” para incorporar mais SOLUÇÕES ALIMENTARES preparadas ou pré-preparadas. 

Na mesma ótica, as organizações grossistas devem fazer evoluir a sua oferta de maneira a oferecer aos seus clientes retalhistas um acompanhamento em termos de marketing e de equipamentos e, as gamas que correspondem a estas evoluções. 
Esquema 
Os retalhistas não podem fechar os olhos sobre esta evolução sem tomar o risco de perder diariamente um fluxo importante de clientes e, em consequência, uma parte significativa da sua faturação. Bom trabalho e boa reflexão 

O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

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