Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 20 de março de 2017

Quod facere? …Apanhar o comboio enquanto é tempo!

Estamos a viver um momento estranho. Por um lado, Portugal está ainda numa situação financeiro-económica difícil, a dívida do país contínua elevadíssima e sem perspetivas de grande melhoria a curto prazo e, por outro lado, o lado dos consumidores, estamos a assistir de novo a um comportamento de consumo híper-dinâmico.
Com certeza, haverá consequências ao nível do mercado dos retalhistas do setor alimentar. 

Durante o período de crise intensa, no intervalo 2008/2014, vimos uma tendência de redescoberta do comércio de proximidade. Os consumidores, assustados com a brutal queda da economia portuguesa e a colocação do país sob a tutela de organismos europeus e internacionais, originando a perda significativa de rendimento, para largos segmentos da população, voltaram a descobrir a “lojinha do lado”, para pouparem nas despesas de alimentação e de gasolina com a deslocação a lojas de maior dimensão mas mais longe. 

Durante os últimos dois anos, o setor imobiliário voltou a crescer, chegando a níveis de atividade superior ao período ante crise. Se as informações difundidas estão certas, em 2016, 20.000 casas teriam sido vendidas a Franceses em Portugal. A este número devem ser acrescentadas as vendas feitas a Suecos, Ingleses, Chineses, etc..
Estas pessoas vieram a Portugal para “sentir” o mercado, e ver se podiam viver aqui, tendo-se notado no Verão de 2016 uma explosão turística. Isso originou de repente uma dinâmica do comércio alimentar de proximidade. 

Portanto, durante a última década, 2 elementos fortes funcionaram como vantagens reais para os retalhistas independentes do setor alimentar. 
Os retalhistas que souberam aproveitar desta bonança para reorganizar a sua loja, redefinir o seu layout, articular uma pertinente e coerente distribuição de categorias, reimplantar os produtos de forma a privilegiar uma boa leitura da oferta mercadológica proposta, podem contar com momentos favoráveis e portadores de expetativas positivas para o futuro. 
Para os retalhistas que não fizeram nada, e que não aproveitaram esta bonança para melhorar o rosto do seu negócio, os dias a vir serão muito nublados e mesmo críticos

O comportamento do consumidor resulta da sua perceção do valor do produto. O consumidor não quer o mais barato, ele quer o melhor ao melhor preço! 

Esquema 

Nunca é tarde de mais para reagir!

Contatos úteis: 
UniMark, Crl: No link seguinte, procurem o grossista associado da UniMark que estiver mais perto da sua loja. http://unimark.pt/contactos 
Aqui é Fresco: Procurem no link seguinte o grossista e o vosso interlocutor privilegiado para conhecer a Rede Aqui é Fresco, e o conceito desenvolvido por esta insígnia especializada no comércio retalhista associado. http://aquiefresco.com/contactos 

Bom trabalho e boa reflexão 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.