Inscritos como seguidores do blog

domingo, 3 de setembro de 2017

Mais pessoas, menos dinheiro e mais receios

Pelo segundo ano consecutivo a atração turística foi forte em Portugal; um pequeno país encalhado no fundo da Europa que se tornou uma alternativa de boas férias para muitos europeus. No Algarve, o turismo estrangeiro foi forte e, notou-se também a vinda de Portugueses de todo o país. Mas embora a quantidade tenha estado presente, a qualidade deixou a desejar…

A indústria hoteleira parece ter tido uma boa atividade e, o alojamento local funcionou bem, e permitiu a muitas famílias ganhar algum dinheiro com o arrendamento momentâneo de um ou vários quartos, tendo também permitido absorver um enorme fluxo turístico. Isso tem de ser realçado para rematar a ideia segundo a qual o alojamento local é uma atividade que enriquece muito as pessoas. É como em tudo; alguns ganham muito enquanto a maioria consegue, através dessa atividade, manter o barco familiar a flutuar até ao próximo verão. Para muitas famílias, arrendar um quarto por um valor que vai até 30€ por noite não é o Eldorado, longe disso! 
O que se constatou em primeiro lugar, é que o turismo foi forte mas, corolário do turismo de massa, de fraca qualidade em termos de tipologia de pessoas, de comportamento das mesmas e de quantidade de dinheiro que tinham disponível para gastar. 
Em segundo, observou-se também uma tendência nítida das famílias para evitar despesas desnecessárias. Amanhã é uma grande incógnita para muitos cidadãos da União Europeia, habituados até aqui a viver com uma certa visibilidade e confiança no futuro imediato: 
- Os Ingleses não sabem o que vai dar o Brexit, nem se irá a seu termo; 
- Os Franceses estão ansiosos com as novas leis laborais que irão entrar em vigor a partir do fim de setembro de 2017 e que prometem flexibilizar o mercado do trabalho como nunca, num país em que as reformas foram sempre adiadas por todos os governos dos últimos 30 anos; 
- Na Itália o problema migratório tornou-se gigantesco; 
- Os cidadãos dos países Nórdicos começam também a mostrar uma certa febrilidade em relação à imigração; 
- As mudanças climáticas começam a assustar muitas pessoas; 
- As mudanças impostas pelos avanços tecnológicos em todos os setores de atividades assustam porque são vistas não como uma mudança de época, mas sim como uma mudança de civilização;…etc. 
O verão 2017, um verão de turistas receosos dos momentos futuros e atentos às despesas. 

Boa reflexão, 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.