No retalho alimentar de pequena e média dimensão é raro ver uma
loja que não inclua no seu sortido os produtos de marca do distribuidor (MDD). Todavia,
é comum observar uma utilização deficiente dessa MDD, provavelmente porque existe
um desconhecimento das características fortes da MARCA DO DISTRIBUIDOR.
Para esclarecer os retalhistas sobre o rumo
a seguir em termos de MDD, quero sublinhar alguns pontos técnicos que podem ajudar
qualquer retalhista a repensar a sua oferta de marcas.
Para
especificar a situação de partida, é preciso notar:
- Que as marcas dos fornecedores continuam
a liderar as vendas e portanto, as marcas chamadas nacionais e internacionais são
imprescindíveis. A título de exemplo forte desta afirmação, há a introdução de
marcas nacionais e internacionais na insígnia Lidl que foi um dos elementos
essenciais da sua (re)conquista do mercado português.
- Que as marcas de primeiro preço (os PP) representam
vendas marginais, atualmente <3%, e que são portanto marcas nada estratégicas
e até perigosas quando estão demasiado presentes, pois transmitem uma imagem
fraca da loja que as vendem.
As marcas de primeiro preço não devem ser confundidas com
as MDD! Quer ver uma oferta de MDD adaptada ao retalho
alimentar de pequena e média dimensão? Siga este link Uma MDD dinâmica do comércio independente e associado e faça boas
compras e sobretudo, faça da sua loja um ponto de venda dinâmico e lucrativo!
Boa
reflexão,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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