Inscritos como seguidores do blog

sábado, 10 de março de 2018

A “data” – Informações de VALOR


A chegada de Jeff Bezos, criador de Amazon, ao primeiro lugar das maiores fortunas do mundo, segundo a classificação de Forbes, carimba sem margem de dúvida que o Mundo entrou numa nova era. Em menos de 2 décadas, Jeff Bezos passou, em termos de riqueza global, à frente de personalidades como Bill Gates e Waren Buffet. 
Se Jeff Bezos começou a vender livros na Internet, hoje, a força da Amazon é sobretudo o fruto de uma gestão extraordinariamente afinada dos “dados” angariados, armazenados, analisados e partilhados, com a perspetiva bem clara de dar uma resposta satisfatória a qualquer consumidor. Os consumidores adoram ser satisfeitos e os fornecedores não podem virar as costas ou negar “dados” que lhe permitem vender mais. 

Os distribuidores começam a sentir a força dos gigantes da Internet. 
A TOYS “R” US anunciou o encerramento das suas operações nos Estados Unidos, e LA GRANDE RÉCRÉ, especialista dos brinquedos em França, com 220 pontos de venda, está a entrar em processo de insolvência. A lista dos “desaparecidos” vai provavelmente conhecer uma explosão de novos casos nos próximos tempos. É fácil observar que há cada vez mais consumidores que se deslocam às grandes insígnias de venda de eletrodomésticos, de aparelhos informáticos… apenas para obter informações e ver o produto pretendido e, que depois fazem a sua compra numa plataforma na Internet. No alimentar, o rumo será o mesmo. 
A Amazon adquiriu a Whole Foods por mais de 10.000.000.000 €, uma empresa com 465 lojas espalhadas na América do Norte e no Reino Unido. As equipas da Amazon vão rapidamente aprender a analisar, em todos os sentidos, a “DATA” obtida e a Amazon vai batalhar com muita criatividade e com meios brutais. 

As centrais de compra vão ter de fazer evoluir o seu modelo de negócio. 
Se a negociação é uma responsabilidade pesada para qualquer central de compras, o modelo de negócio deverá evoluir rapidamente no sentido de criar um polo com a responsabilidade da gestão da “DATA”. Gerir a “DATA” vai desde a recolha da informação até o seu uso, para “colar” às realidades do mercado e até antecipar evoluções de comportamento e de consumo. 
Não há alternativas! Aliás, a Loja Continente Negócios posiciona-se neste sentido de maneira a ser, amanhã, uma solução grossista pertinente e incontornável. 

No caso de uma Rede de lojas associadas, existem muitas informações que hoje em dia ainda não são coletadas mas que representam uma “mina de ouro” em termos de conhecimentos extraordinários pormenorizados dos consumidores das regiões, das cidades, dos bairros etc.  
Esquema 
A gestão dos “DADOS” é o desafio, um desafio extraordinariamente complicado em razão da presença de empresas predadoras com recursos elevadíssimos, que necessita de competências e meios tecnológicos mas, é um desafio que tem de ser enfrentado! 

Boa reflexão e bom trabalho, 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.