A chegada de Jeff Bezos, criador de Amazon, ao primeiro lugar
das maiores fortunas do mundo, segundo a classificação de Forbes, carimba sem margem
de dúvida que o Mundo entrou numa nova era. Em menos de 2 décadas, Jeff Bezos
passou, em termos de riqueza global, à frente de personalidades como Bill Gates
e Waren Buffet.
Se Jeff Bezos começou a vender livros na Internet, hoje, a força
da Amazon é sobretudo o fruto de uma gestão extraordinariamente afinada dos
“dados” angariados, armazenados, analisados e partilhados, com a perspetiva bem
clara de dar uma resposta satisfatória a qualquer consumidor. Os consumidores
adoram ser satisfeitos e os fornecedores não podem virar as costas ou negar
“dados” que lhe permitem vender mais.
Os distribuidores começam a sentir a força
dos gigantes da Internet.
A TOYS “R” US anunciou o
encerramento das suas operações nos Estados Unidos, e LA GRANDE RÉCRÉ, especialista
dos brinquedos em França, com 220 pontos de venda, está a entrar em processo de
insolvência. A lista dos “desaparecidos” vai provavelmente conhecer uma
explosão de novos casos nos próximos tempos. É fácil observar que há cada vez
mais consumidores que se deslocam às grandes insígnias de venda de
eletrodomésticos, de aparelhos informáticos… apenas para obter informações e
ver o produto pretendido e, que depois fazem a sua compra numa plataforma na
Internet. No alimentar, o rumo será o
mesmo.
A Amazon adquiriu a Whole Foods por mais de 10.000.000.000 €, uma
empresa com 465 lojas espalhadas na América do Norte e no Reino Unido. As
equipas da Amazon vão rapidamente aprender a analisar, em todos os sentidos, a
“DATA” obtida e a Amazon vai batalhar com muita criatividade e com meios
brutais.
As centrais de compra vão ter de fazer
evoluir o seu modelo de negócio.
Se a negociação é uma
responsabilidade pesada para qualquer central de compras, o modelo de negócio
deverá evoluir rapidamente no sentido de criar um polo com a responsabilidade da
gestão da “DATA”. Gerir a “DATA” vai
desde a recolha da informação até o seu uso, para “colar” às realidades do
mercado e até antecipar evoluções de comportamento e de consumo.
Não há alternativas! Aliás,
a Loja Continente Negócios posiciona-se neste sentido de maneira a ser, amanhã,
uma solução grossista pertinente e incontornável.
No caso de uma Rede de lojas associadas,
existem muitas informações que hoje em dia ainda não são coletadas mas que
representam uma “mina de ouro” em termos de conhecimentos extraordinários
pormenorizados dos consumidores das regiões, das cidades, dos bairros etc.
Esquema
A gestão dos “DADOS” é o desafio, um desafio extraordinariamente
complicado em razão da presença de empresas predadoras com recursos
elevadíssimos, que necessita de competências e meios tecnológicos mas, é um
desafio que tem de ser enfrentado!
Boa reflexão
e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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