Como é difícil desfazermo-nos de hábitos, mesmo quando os mesmos
são desatualizados, ultrapassados, improducentes e portanto negativos! Mesmo
numa sociedade em plena mutação em termos dos indivíduos e das organizações, a
visão que deveria privilegiar os consumidores parece ser ignorada e ainda vista
com desdém, por aqueles que se orientam para a visão antiquada da compra pura e
dura.
Na elaboração de layout de loja a visão
antiquada faz com que o desenho do layout seja confiado
às empresas que fornecem os equipamentos. Dizer fornecer é uma forma simpática
de dizer vender, porque, de facto, qualquer empresa especializada no
equipamento de loja quer vender equipamento e, quando mais vender melhor.
A ideia do retalhista que
confia a elaboração do layout da sua loja à empresa que vende o equipamento é poupar,
não pagando nada por esta tarefa. Erro! Como diz o provérbio “o barato sai caro!”.
No terreno, vêem-se lojas que
mostram como é que o barato as está a prejudicar.
A elaboração do layout de uma loja deveria
ser a fase mais importante da abertura de uma loja ou da sua reorganização e, por
isso mesmo deveria ser entregue a um técnico cuja tarefa consiste em estudar o
melhor layout para satisfazer totalmente os consumidores que se deslocarão à
loja. Um técnico que não tenha nenhuma vantagem nem lucros com a venda de
equipamento, um técnico que faça um layout não em função da comissão que ganha
sobre as vendas do equipamento, mais sim em função de uma visão orientada para o
escoamento ou seja para a satisfação dos clientes.
O técnico tem um custo, é
verdade mas, é um custo que corresponde a um investimento ou seja, a um
investimento que tenha uma expetativa de retorno!
Será que as grandes insígnias confiam aos fornecedores de
equipamento a tarefa de elaborar o layout de uma nova loja ou, a reorganização
de uma loja existente? Parece que não! Porque o layout é uma tarefa técnica,
articulada em função de opções estratégicas da insígnia baseadas em informações
marketing, ou seja em informações baseadas nos consumidores!
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.