Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 5 de março de 2018

O preço justo, nem caro nem barato!


Como é difícil desfazermo-nos de hábitos, mesmo quando os mesmos são desatualizados, ultrapassados, improducentes e portanto negativos! Mesmo numa sociedade em plena mutação em termos dos indivíduos e das organizações, a visão que deveria privilegiar os consumidores parece ser ignorada e ainda vista com desdém, por aqueles que se orientam para a visão antiquada da compra pura e dura. 

Na elaboração de layout de loja a visão antiquada faz com que o desenho do layout seja confiado às empresas que fornecem os equipamentos. Dizer fornecer é uma forma simpática de dizer vender, porque, de facto, qualquer empresa especializada no equipamento de loja quer vender equipamento e, quando mais vender melhor. 
A ideia do retalhista que confia a elaboração do layout da sua loja à empresa que vende o equipamento é poupar, não pagando nada por esta tarefa. Erro! Como diz o provérbio “o barato sai caro!”. 
No terreno, vêem-se lojas que mostram como é que o barato as está a prejudicar. 

A elaboração do layout de uma loja deveria ser a fase mais importante da abertura de uma loja ou da sua reorganização e, por isso mesmo deveria ser entregue a um técnico cuja tarefa consiste em estudar o melhor layout para satisfazer totalmente os consumidores que se deslocarão à loja. Um técnico que não tenha nenhuma vantagem nem lucros com a venda de equipamento, um técnico que faça um layout não em função da comissão que ganha sobre as vendas do equipamento, mais sim em função de uma visão orientada para o escoamento ou seja para a satisfação dos clientes. 
O técnico tem um custo, é verdade mas, é um custo que corresponde a um investimento ou seja, a um investimento que tenha uma expetativa de retorno! 
Será que as grandes insígnias confiam aos fornecedores de equipamento a tarefa de elaborar o layout de uma nova loja ou, a reorganização de uma loja existente? Parece que não! Porque o layout é uma tarefa técnica, articulada em função de opções estratégicas da insígnia baseadas em informações marketing, ou seja em informações baseadas nos consumidores! 

Boa reflexão e bom trabalho, 
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.