Assim, o leitor poderá, se for um comerciante do retalho alimentar, aplicar os pontos abordados à sua própria loja.
Imagem 1 – Pontos a corrigir
|
|
1
|
Os equipamentos são
obsoletos e transmitem uma imagem pobre da loja; uma loja em fim de vida.
|
2
|
A gôndola é demasiado
baixa e não permite uma boa gestão do espaço de venda: O Linear por m2 é
baixo, o volume geral da loja parece vazio, o cliente deve dobrar-se para
fazer a leitura da oferta e pegar nos produtos.
|
3
|
O encadeamento dos produtos
não é nada feliz pois os segmentos de produtos não se combinam entre eles.
|
Imagem 2 – Pontos a corrigir
|
|
1
|
Nenhuma falta de espaço
pode justificar o amontoamento de produtos no chão: -1 transmite uma imagem
negativa dos produtos e, por ricochete, da própria loja.
|
2
|
Recomendo que o segmento
incontinência adulta seja colocado com o segmento papel higiénico em razão do uso do
produto pois não é uma proteção periódica (produto relativo à mulher não
menopausada), nem uma fralda de bebé (produto relativo a uma dependência
total da pessoa em início de vida).
|
Imagem 3 – Pontos a corrigir
|
|
1
|
Esta imagem ilustra uma
forma de organização dos artigos de limpeza até os anos 2000. A lógica
consistia em agrupar numa mesma seção, e muitas vezes num mesmo corredor, produtos
em função da sua natureza.
Hoje, é recomendada uma
organização baseada no uso, na utilização dos produtos.
|
2
|
As vassouras e esfregonas
servem para tratar da limpeza do chão e deveriam ser colocadas no ambiente
direto dos lava-tudo. Aliás, o tratamento do chão engloba os lava-tudo, as ceras
para o chão e os produtos de limpeza das alcatifas. E, engloba também todos
os artigos para lavar o chão tais como as vassouras, as esfregonas e os baldes
e, as luvas.
|
3
|
As esponjas servem
essencialmente para lavar a loiça e estes produtos deveriam estar juntos. Por
extensão deveriam ser agrupados no mesmo espaço todos os produtos relativos à
lavagem da loiça mas também à limpeza e lavagem do plano de trabalho na
cozinha.
|
4
|
Os descartáveis e as películas
de conservação (papel alumínio, papel vegetal, película transparente), porque
são utilizados por quem cozinha, deveriam estar juntos ou a uma categoria
alimentar, como segmento de transição, ou com os guardanapos e rolos de
cozinha.
|
A maior
parte dos consumidores chegou a uma bom nível de maturidade em termos de saber
o que podem esperar de uma loja alimentar. E, na medida em que a mobilidade das
pessoas é hoje extremamente elevada, nunca foi tão fácil para elas escolher a
loja que lhes propõe as melhores condições de compra, quer em termos de preço, quer
em termos de marcas de produtos, ou ainda de organização que torna mais rápido e
mais simples o seu ato de compra.
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.