A observação das razões do sucesso de certos retalhistas deixa
poucas dúvidas sobre a importância do que é chamada a Ação Comercial. A Ação Comercial pode ser vista como o marcador de sucesso dos
empreendedores do comércio, que engloba uma boa capacidade de analisar e sintetizar
as informações vindas do mercado e, a potencialidade do ponto de venda.
Quais são os contornos da Ação Comercial?
A ação comercial engloba:
- Um bom conhecimento do
mercado, ou seja baseia-se em informações de marketing. Não posso evitar voltar
a sublinhar a importância crescente e cada vez mais indispensável da Data. “Alibaba”
está a fazer fortuna na coleta e na venda de “Datas”;
- Um bom conhecimento da empresa
em termos das suas forças e fraquezas detetadas e evidenciadas;
- A definição de onde quer
chegar a empresa, em função de um calendário realista;
- A definição dos meios necessários
para atingir os objetivos traçados. Podem ser meios em termos de estrutura da
placa de venda, de equipamentos, de novas categorias de produtos a incrementar,
de recursos humanos e nomeadamente de novos talentos, etc.;
- Uma avaliação dos custos
induzidos para implementar as ações necessárias para atingir os objetivos.
A elaboração de um plano de
ação, que funciona como folha de rota, é portanto necessária.
A falta de empenho do retalhista na Ação
Comercial é nefasta para o seu negócio.
Ninguém se pode substituir
ao retalhista na elaboração do plano de ações comerciais e na implementação dessas
ações no terreno. Elaborar um plano de ações comerciais obriga o retalhista a
observar o mercado onde está inserida a sua loja, a interessar-se pelos novos métodos
e novas técnicas de venda e, a tomar decisões em termos de gestão dos
consumidores e por consequência de gestão da placa de venda.
Ninguém se pode substituir
ao retalhista; a sua responsabilidade nesse campo é total. Os vendedores que passam
nas lojas, para vender, não são responsáveis da falta de empenho do retalhista.
Os coordenadores de redes de lojas associadas podem sugerir alterações, modificações,
evoluções mas não podem ser responsabilizados por uma ausência de ação do
retalhista.
Um forte empenho do retalhista na Ação Comercial
é o bom caminho para o sucesso.
O comerciante que se
envolve totalmente na Ação Comercial é um profissional que:
- Observa o que o
rodeia;
- Analisa o que observa;
- Define eixos de melhoria;
- Planeia a implementação
das ações definidas;
- Gere os custos dos
investimentos necessários para chegar à meta definida e;
- Toma a decisão de passar à
Ação.
Esquematização
A Ação Comercial é impreterível para a dinâmica de qualquer
atividade comercial. O comerciante tem de ser um técnico de bom nível capaz de
uma grande polivalência, porque tem de saber encarar uma multidão de problemáticas,
saber absorver muitos conhecimentos técnicos, analisá-los e fazer a síntese do
que pode ser bom para a sua loja. Ele está indubitavelmente no centro de todas
as decisões da Ação Comercial.
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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