Imagens de multidões de pessoas aglutinadas frente às portas das
grandes insígnias especializadas de eletrodomésticos mostraram o impacto
especial do Black Friday. Todavia, o Black Friday acontece apenas uma vez por
ano e não é suficiente para fazer viver durante o ano inteiro lojas
especializadas de grandes dimensões, pois durante o resto do ano as GSEE são
confrontadas com a concorrência extremamente brutal dos GAFA’s. Para estas grandes superfícies especializadas, tornar-se apenas
um showroom de produtos que serão depois comprados na Internet não é nem
rentável nem sustentável!
A época dourada terminou
Durante as duas últimas
décadas do século passado o nível de vida dos portugueses melhorou bastante,
tendo como consequência a vontade dos lares em aceder a um habitat moderno. Ter
uma casa moderna implicava eletrodomésticos para equiparar cada divisão; a
cozinha, a sala de estar, os quartos e até as casas de banho.
No mesmo período, Internet
revolucionou a vida de toda gente e os computadores fixos, os portáteis, os
vídeos, os CD de musica, os vídeos games e os seus derivados entraram em muitas
casas.
O universo dos eletrodomésticos
que até lá fazia parte dos hipermercados ganhou a sua independência e tornou-se
uma loja. Foi uma época, uma
belíssima época, mas Amazon estava apenas a nascer e Apple estava apenas a
reinventar-se…Essa época passou e uma outra nasceu!
Uma nova era que obriga as lojas a reinventarem-se
A venda de eletrodomésticos
vai continuar, neste ponto não pode haver duvidas nenhumas. O que vai mudar
será a estrutura de venda.
1-Internet será um canal de
grande relevância. Isso implica o desenvolvimento de uma plataforma forte,
incluindo a implicação da AI – Inteligência artificial em todos os campo da
atividade;
2-Os atores fornecedores
serão empresas que sabem gerir o mercado com fineza e dotadas de marcas fortes,
com uma forte ligação aos consumidores finais ou seja, atores com quem será
difícil utilizar técnicas de negociação baseadas na relação de força. A
parceria será provavelmente a melhor opção em termos de colaboração comercial;
Como de costume, o consumidor será o ponto de equilíbrio da
relação
Em termos de negócio, o
objetivo é chegar aos consumidores finais ou seja, ao maior número possível de
indivíduos. É nesta ótica que os
hipermercados grandes parecem ter as características necessárias e suficientes
para reintegrar no seu seio o universo dos eletrodomésticos.
-Eles têm a dimensão, e as
características ideais para desenvolver o universo dos eletrodomésticos e para
o desenvolvimento de parecerias com marcas;
-Em geral, eles têm uma
localização de primeira;
-Eles têm o tráfego de
clientes;
-Eles têm uma frequência de frequentação regular dos consumidores, um corolário da venda de soluções alimentares diárias.
-Eles têm uma frequência de frequentação regular dos consumidores, um corolário da venda de soluções alimentares diárias.
O mercado estando sempre em movimento, é
possível que os grandes hipermercados redefinam os seus universos para juntar em
torno de uma zona de convívio, que poderá ser uma zona de bar ou de restauração
rápida, o que motivou a deslocação à loja dos consumidores: uns para ir à
grande zona alimentar e os outros para ir à grande zona não alimentar!
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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