Li algures que o retalhista deveria evoluir para se tornar
financeiro. Pode ser uma ideia interessante mas, continuo a carregar na mesma
tecla: em primeiro o retalhista deveria aumentar as suas competências
comerciais para, a seguir, se poder preocupar com os aspetos financeiros.
O comerciante tem 2 desejos fortes
O seu 1º desejo
consiste em desenvolver uma atividade que lhe permita ter sucesso. O sucesso verifica-se
com o nível de atividade de uma loja e o seu corolário, que é o seu nível de
faturação.
O seu 2º desejo,
consequência do 1º, é constituir uma fonte de rendimento que lhe permita fazer
viver bem a sua família e, se possível, constituir um bom património.
Os passos do sucesso
-No início há uma ideia
vista como sendo uma ideia que responde às expetativas do mercado. Uma loja,
situada em tal sítio, para vender certos tipos de produtos, expostos em certas condições,
deve responder às expetativas do mercado.
-O escoamento das mercadorias
vai validar o facto de os consumidores responderem positivamente à
implementação da loja. O escoamento confirma o fluxo físico entre a entrada e a
saída de produtos na loja.
-O nível de faturação valida
o nível de valorização monetário do escoamento. É o volume de negócios, a variável
mais básica e mais conhecida no universo dos negócios.
-Por fim, o nível de lucros
vai mostrar se a atividade tem pernas para andar. Os lucros devem permitir
pagar os ordenados dos colaboradores, o arrendamento ou a compra da loja, os
equipamentos e as adaptações regulares da loja às evoluções do mercado.
Os lucros concluem um processo comercial
Podemos reparar no
seguinte:
Uma loja mal localizada
terá dificuldade em vencer. Pode ser uma loja bonita, bem articulada com bons
produtos, mas se estiver mal localizada estará morta à nascença ou terá benefícios
fracos sem hipótese de melhoria.
Uma loja bem localizada mas
maltratada em termos de layout, de escolha do sortido, de politica de preço, de
nível de higiene e de limpeza, de exposição dos produtos, etc., terá um nível
de faturação muitíssimo aquém do que o nível que deveria ter.
Uma loja com boas condições
de localização e de articulação da atividade mas com uma política de acolhimento
e de atendimento dos clientes fraca terá também uma faturação aquém do possível.
O financeiro precisa do comercial para
existir
É a excelência da ideia
comercial que faz o negócio e o seu sucesso. O financeiro chega depois e baseia-se
no que foi ganho.
Podemos observar que a
Lidl, empresa inicialmente de tipo logístico-financeira conseguiu através da
sua metamorfose comercial chegar ao grupo da frente das insígnias presentes em
Portugal. É claro que uma loja Lidl atual não tem nada a ver com as lojas Lidl
de há 20 anos atrás.
A confusão entre primazia do financeiro ou do
comercial, tem pesadas consequências
No retalho independente, a
confusão entre financeiro e comercial leva os comerciantes a erros em termos de
política de preço e de política de investimentos. Presos numa lógica de ganho
imediato, eles não veem ou não percebem que as suas fraquezas comerciais amputam
a sua atividade de pelo menos 25% de faturação.
Pessoalmente, quando visito
lojas do retalho alimentar, explico vezes sem conta que o mau tratamento da
loja custa ao retalhista entre 25% e 40% da faturação possível. Devo confessar
que muitas vezes estou na posição do pregador no deserto!
No retalho associado, incutir a primazia do financeiro
sobre o comercial tal como a primazia do investidor sobre o comerciante leva os
comerciantes associados a pensar que a sua central de compras lhes deve um bom benefício no fim do ano de
exploração. Eles não veem que são as suas ações no dia-a-dia na placa de venda, entre
os seus colaboradores, os clientes da loja, os produtos expostos, os equipamentos
de apresentação dos produtos, que fazem a diferença e propiciam a vitalidade da
rentabilidade da sua atividade. Quando os resultados obtidos são aquém dos
resultados esperados, eles culpam a central de compras em vez de pôr em causa o
seu próprio trabalho!
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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