O que é a bricolagem? Será que esta palavra
deve limitar-se apenas às áreas da canalização, da alvenaria, da eletricidade,
da decoração? Ou será que numa visão moderna podemos incluir uma outra
atividade, tal como cozinhar?
Passo a passo, o retalho do setor da bricolagem modernizou-se
No decorrer das últimas 3
décadas o imobiliário e a indústria audiovisual foram grandes ajudas para o
setor da bricolagem pois o acesso às comodidades de uma casa moderna e aos
filmes, às séries e outros programas de televisão, condicionou o gosto das
pessoas e as suas opções de decoração.
Mas, o modo de vida das pessoas está em constante evolução
Podemos constatar que a
tendência é à concentração urbana; as cidades são centros de atividades
económicas e portanto são polos de atração das pessoas. As casas são muitas
vezes apartamentos, que propõem um espaço limitado para os adeptos da
bricolagem e a decoração não é uma coisa que se refaz cada ano.
A cozinha seguiu as evoluções da vida das pessoas A cozinha, outrora uma
divisão distinta da casa, passou a ser um espaço aberto sobre a sala de estar.
Aliás, a cozinha está a tornar-se um espaço onde muitas vezes a comida não é preparada
mas sim “assemblada”. Cozinhar de verdade está a mudar e a tornar-se uma
atividade de partilha, de convívio entre familiares e/ou amigos. Podemos ver
como os produtos étnicos penetraram os lineares dos supermercados.
Cozinhar torna-se uma atividade de experiências culinárias
partilhadas
Desenvolver uma experiência
culinária pressupõe:
1-a vontade de partilhar um
bom momento com outras pessoas, familiares ou amigos;
2-ter os bons ingredientes,
para obter os melhores resultados gustativos;
3-ter as “boas
ferramentas”, para cozer, moldar, enfeitar, apresentar o prato da experiência
culinária.
“In fine”, não seria nada descabido organizar uma zona de
produtos – “ferramentas para cozinhar” nas lojas de bricolagem. Não tenho
dúvidas de que seria mais um meio de criar tráfego nestas lojas da distribuição
especializada. Aliás vejo como
totalmente plausível, com a divulgação da tecnologia da impressão 3D, que haja no
futuro muitos pedidos de formas, pratos, utensílios de cozinha específicos.
Quem tiver criado em primeiro uma ligação com os consumidores
nesta área moderna da bricolagem, terá uma séria vantagem sobre os seus
concorrentes.
Boa reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Excelente, um tema que nos coloca cada vês a pensar, senão vejamos; E ao contrário! Colocar na Fruta e Legumes todo o equipamento necessário par desenvolver a actividade gastronómica, tudo o que usamos para cozinhar, enfim o fantástico mundo da distribuição.
ResponderEliminar