Inscritos como seguidores do blog

sábado, 10 de maio de 2014

Alisuper – fecho da formação Gestão do Linear

Ontem, sexta-feira, dia 09 de Maio de 2014, teve lugar o fecho da formação Gestão do Linear.
Esta formação juntou um grupo de 18 colaboradores, gerentes e subgerentes de lojas da insígnia Alisuper e, teve como tema a Gestão do Linear. 
Na origem desta formação está uma vontade politica forte da direção da UniMark, cujo Diretor Geral é o Engenheiro João Viera Lopes, também Diretor Geral da EuromadiPort e presidente da CCP “Confederação do comércio e serviços de Portugal”, em proporcionar aos seus associados as ferramentas técnicas para enfrentar as mudanças em curso no mercado português.
Esta formação teve uma duração de 4 dias e utilizou como “palco” de formação uma loja do grupo Alisuper. Os participantes na formação foram distribuídos em grupos que tiveram como tarefa dois trabalhos práticos:
- A crítica argumentada da loja palco da formação;
- A elaboração de uma proposta de melhorias, sendo imperativo que cada ponto técnico da proposta fosse argumentado; 

No fim do ciclo de formação, os gerentes e subgerentes da Alisuper participantes realçaram o nível técnico da formação e a aprendizagem de técnicas e de métodos de gestão do ponto de venda, que podem proporcionar um melhor escoamento, um nível de atividade comercial mais elevado, e permitir a preservação do nível de rentabilidade necessário para permitir que a respetiva atividade se torne perene.

Finalmente, como formador deste ciclo, não posso deixar de realçar a adesão e o forte empenho dos participantes na formação. 

Galeria de fotos
 



 
RB

terça-feira, 6 de maio de 2014

Coisas - o Shopping Online

Nos caminhos que levam os produtos aos consumidores, o canal que representa Internet é mais um meio em competição com os operadores clássicos. É um meio ativo, bem ativo e cada vez mais bem instalado.

Coisa – o Shopping Online é uma empresa portuguesa ligada à FixeAds – ver http://www.fixeads.com - que trata do comércio a partir da Internet que quer ganhar o seu espaço na corrida ao consumidor. A acreditar nos elementos que divulga sobre a sua atividade, a empresa Coisas soube seduzir uma boa quantia de consumidores; ela regista diariamente 100.000 cliques e abrange diferentes setores do comércio tais como a moda, os telemóveis, a informática, o áudio e vídeo, os produtos regionais entre outras coisas.

O comércio eletrónico não parece ser um fogo de palha, tendo em conta o impacto dos smartphones e tabletes, que hoje em dia fazem parte das ferramentas de vida de qualquer cidadão. Nunca nos devemos esquecer que, por não terem acreditado ou aceite as evoluções, empresas como a Nokia ou a Kodack desapareceram do mercado. Em Portugal, insígnias de distribuição famosas e líderes nos anos 80, como AC Santos, Sampedro, Europa, Novo Mundo etc. desapareceram exatamente pelas mesmas razões.

Todos os “players” de destaque atuam a partir da Internet, um meio de comunicação e de comercialização incontornável. A possibilidade de ter o cartão de fidelidade do Continente no smartphone representa mais um passo, numa ligação de todos os instantes com os consumidores. Fazer sonhar, aliciar, atrair, seduzir, comover… será possível a qualquer momento do dia com qualquer consumidor, segundo o seu perfil e os seus dados de consumo. É de prever que no próximo verão, os turistas portugueses que vierem por exemplo passear ao Algarve, sejam altamente solicitados pela galáxia Sonae!

Será que os retalhistas independentes precisam de ter medo disso?
- Para aqueles que não fazem nada para se tornaram visíveis a vida será provavelmente mais complicada; 
- Para os comerciantes independentes que têm força e vontade, soluções tais como a solução proposta pela empresa Coisas – o Shopping Oneline – ver www.coisas.com - poderão ser utilizadas e oferecerão uma nova janela de oportunidade; 
- Para os comerciantes que participam numa cadeia de comércio associado (tais como os aderentes da rede Aqui é fresco ou Coviran), e como a união faz a força, soluções de combate poderão ser desenvolvidas e implementadas a proveito de cada aderente.

Não haverá regresso ao passado; quem não apanhar o comboio na boa altura ficará de vez no cais. Cuidado: o comboio já não é um velho caracol, é de alta velocidade!
RB

quinta-feira, 1 de maio de 2014

A apoiar também a minha mulher

Grande noticia !!!!!!!!!!!!!!!!!

Amanhã estarei em Lisboa para acompanhar a minha mulher "Artista" que trabalha artezanalmente os tecidos para fazer bonecos muitissimos bonitos e com muito caráter. Pois é, amanhã sexta-feira 02 de Maio de 2014, a minha mulher passará na RTP1 no programa "Praça da Alegria". Também será expositora no Family and Friends Market, evento que terá lugar no Pátio da Galé, no Terreiro de Paço em Lisboa sabádo 03 e domingo 04 de Maio de 2014!!!!!!!!!!!!

Podem visitar as obras dela também no:
ou no blog
http://outbyanacampino.blogspot.pt
RB

quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Implantação numérica - Metodologia

Para responder aos pedidos em relação ao método de cálculo do linear a atribuir às referências de uma categoria de produtos, proponho os seguintes documentos: 

Nota prévia:
Para calcular o linear a atribuir às referências de uma categoria, subcategoria, segmento ou subsegmento de produtos, o retalhista ou o gestor de uma loja ou de parte dela, deve perceber da importância da boa gestão da informação. Assim, é imperativo para efetuar estes cálculos: 
- Ter uma base de dados de produtos bem estruturada e atualizada;
- Fazer previamente uma limpeza da gama através de uma análise do escoamento, uma análise ABC e uma análise de contribuição para a margem das diferentes referências; 
- Definir o linear atribuído à categoria, subcategoria, segmento ou subsegmento;
- Fotografar a implantação existente antes da reimplantação, e da nova implantação. Estas fotografias servirão de arquivo para analisar os resultados obtidos, e para acompanhar o respeito da implantação com o passar do tempo.

Doc. 1
Doc. 2 
Doc. 3 
Espero que estes documentos vos possibilitem implementar, na vossa loja ou na secção pela qual são responsáveis, uma metodologia que - por ser numérica - permite diminuir bastante a subjetividade habitualmente constatada, no retalho independente ou associado de pequena ou média dimensão. Bom trabalho! 
RB

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A gestão da informação como ferramenta essencial

Das duas uma, ou vamos sair da crise ou vamos habituar-nos a viver com ela. Seja o que for vamos entrar num novo mundo, como sempre acontece em conclusão dos grandes traumatismos.A razão tem a ver com a nossa vontade individual mas também coletiva de deixar para trás os momentos difíceis como o desemprego, o empobrecimento, o medo do amanhã, e mesmo para alguns o bater no fundo e cair na miséria.
Vamos querer entrar num novo mundo, porque a esperança é portadora de fé na felicidade, no sucesso, e que o ser humano precisa de acreditar para se projetar no amanhã.Muitos comportamentos vão ficar obsoletos, apoiados pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Ainda não temos uma cobertura correta em termos da 4ªG que já se fala da 5ªG para 2021…. O mundo vai mudar muito. 

Na área do comércio de proximidade, as evoluções

domingo, 13 de abril de 2014

Anino pneus Lagos – Uma aliança de qualidade entre o local e o global!

Porque é que o “global” deveria ser uma fonte de medo para quem atua ao nível local? Porque é que o “local” deveria ser sinónimo de fraqueza e de afastamento em relação aos padrões nacionais ver europeus de qualidade?

Em Lagos, a empresa Anino pneus Lda. dirigida pelo Dr. Ricardo Anino, um jovem empresário, é um exemplo concreto da coexistência feliz entre o local e o global.
O Ricardo Anino é de Lagos e portanto, conhece bem o local, a sua terra, a terra onde passou a vida, onde convive com a comunidade e onde ganhou notoriedade e respeitabilidade. Ele sabe que os consumidores de Lagos que possuem um motorizado precisam de mudar regularmente os pneus ou comprar jantes ou fazer outros arranjos para os seus carros.

Cada cliente aparece na oficina com