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terça-feira, 23 de abril de 2013

Fim de ciclo de formação para retalhistas do armazenista Pereira & Santos de Coimbra


A central de compra UniMark, organizadora e animadora do projeto “Aqui é Fresco”, uma assinatura cada vez mais falada entre os retalhistas portugueses, apoio os seus associados proporcionando-lhes, segundo as diretrizes do plano de atividade da central, uma assistência em termos de consultoria ou de formação técnica.

É neste quadro que na sexta-feira 19 de Abril de 2013, se terminou o ciclo de formação que foi realizado para o associado Pereira & Santos. O grupo de participantes no ciclo de formação era composto por retalhistas clientes do cash e por colaboradores de Pereira & Santos que desenvolvem tarefas ligadas ao retalho

O ciclo de formação durou 6 mês, com uma frequência de 2 dias por mês, e contemplou todos os aspetos técnicos de gestão de um ponto de venda. Os 3 temas do ciclo de formação foram: A Organização do Ponto de Venda; O Merchandising; A Gestão do Linear.

No momento da avaliação do ciclo de formação, os participantes mostraram todos a sua satisfação em relação aos temas abordados e, sublinharam a importância da formação técnica hoje em dia para poder enfrentar a complexidade do momento.

A última formação do ciclo – A Gestão do Linear – foi efetuada na loja do Senhor António Marques, retalhista bem conhecido em Condeixa, tendo o seu filho - Sr. João Marques - sido um dos participantes na formação. Queria agradecer novamente o bom clima que reinou na loja do Sr. António Marques durante os 4 dias da formação.
 
Galeria de fotografias.
Uma vez mais obrigado a cada participante pela contribuição para o sucesso do ciclo de formação.
RB

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A População de fluxo – Os pendulares (parte 3)

Como gerir os momentos do dia deste tipo de loja? 
Esquema explicativo já divulgado no post “ A população de fluxo – Os pendulares (parte 1) de 19 de março de 2013.



RB

domingo, 31 de março de 2013

A População de fluxo – Os pendulares (parte 2)

Como gerir os momentos do dia deste tipo de loja? 
Esquema explicativo já divulgado no post “ A população de fluxo – Os pendulares (parte 1) de 19 de março de 2013.








RB

quarta-feira, 27 de março de 2013

Visita do Sr. Jacinto à mostra de doçaria de Lagos

Sábado passado, dia 23 de Março de 2013, durante a manhã, enquanto estava a passear em Portimão, tive a agradável surpresa de receber um telefonema do Sr. Jacinto, comerciante cliente da cooperativa Soprei de Sertã, para me dizer que estava em Portimão para passar o fim de semana com a sua esposa e um casal amigo.
  
Encontramo-nos para tomar um café, e passar um agradável momento de convívio.

Na altura da despedida, comuniquei ao Sr. Jacinto que no domingo 24 de março estaria na mostra de doçaria de Lagos como participante. 
E assim, no domingo 24 de Março durante a manhã, tive na minha bancada a visita do Sr. Jacinto acompanhado pela sua mulher e o casal amigo.
Provaram os meus doces caseiros e uma tarte de maçã e compraram produtos para levar para casa.
Da esquerda para a direita, a minha esposa Ana, o Sr. Jacinto e eu próprio
Costumo dizer que o nosso mundo profissional é pequeno mas cheio de pessoas de grande profissionalismo e de grande simpatia. Conheci o Sr. Jacinto através das minhas atividades profissionais por conta da central UniMark e do associado Soprei da Sertã e, tivemos contatos frequentes no decorrer dos últimos 6 meses porque o Sr. Jacinto participou e, foi um participante assíduo e de grande qualidade, num ciclo de formações que animei e que tiveram como temas: a Organização do Ponto de Venda, o Merchandising, e a Gestão do Linear.

“Caro Jacinto como sei que vais ler este “post”, queria dar-te um grande abraço e desejar-te uma Boa Páscoa.”
RB

terça-feira, 19 de março de 2013

A População de fluxo – Os pendulares (parte 1)


A População de fluxo: É a população que, diariamente, oscila entre o lugar onde trabalha e o lugar onde mora. Esta população é constituída por pendulares: pessoas que, tal como o pêndulo, oscilam entre dois pontos.
Esta população é composta por pessoas que passam um certo tempo (8, 10, 12 horas por dia) na zona onde trabalham e que, no fim do dia, voltam para casa. Por este facto, os consumidores que fazem parte da população de fluxo podem tornar-se compradores de uma loja situada na zona onde trabalham ou, compradores de uma loja situada ao pé de casa.

Existem zonas de partida da população de fluxo. É o bairro, a aldeia, a cidade, a rua onde moram as pessoas que de madrugada vão trabalhar, de carro ou de transportes coletivos, numa zona de forte atividade empresarial. 

Portanto existe um ritmo de vida nesta zona de partida da população de fluxo.  
Esquema explicativo

Caraterização dos clientes em função do momento do dia.
Como gerir os momentos do dia deste tipo de loja? 
RB

domingo, 17 de março de 2013

Energia Lateral - Um exemplo de reconversão


Para que serve uma rede se não for para estar ao serviço de cada elemento da rede? Para que serve? 

Hoje queria pedir a cada leitor deste “post” um favor: reencaminhem para todos os vossos contatos o link da página Internet da empresa Energia Lateral. http://www.energialateral.pt

Energia Lateral é uma empresa posicionada no setor das energias limpas, renováveis, ou seja é uma empresa virada para o futuro, baseada em tecnologia do futuro e, ponto importante a sublinhar, que precisa de dar um futuro aos seus sócios e aos seus colaboradores atuais e futuros. 

Conheço pessoalmente um dos dois sócios, o Dr. Luís Miranda Mendes, antigo colaborador da Makro Portugal, que no processo de reorganização da Makro perdeu o seu emprego. Em regime pós-laboral, o Luís tinha tirado uma pós-graduação em energia renovável e tinha lançado, em paralelo com o seu emprego como assalariado, a empresa Energia Lateral. Ainda bem! 

Caros seguidores e caros leitores, qual de nós não gostaria de ter um encorajamento em momentos decisivos da nossa vida? Pessoalmente, obtive várias vezes marca de simpatia, de gentileza, e de cortesia de pessoas, em momento chave. 

Este post não me foi pedido; mas foi feito porque acho importante acompanhar os nossos contatos, dar-lhes o nosso apoio quando o podemos fazer, prosseguindo as relações criadas. 

Para que serve a rede se não for para estar ao serviço de cada elemento da rede?
RB

terça-feira, 12 de março de 2013

A caraterização da zona de atração de uma loja

A caraterização da zona de atração de uma loja envolve vários temas, que devem ser analisados em termos de vantagens ou de inconvenientes para o bom desenvolvimento do negócio. 
O ponto de partida é que uma loja terá uma atividade mais forte, e portanto portadora de esperança de um bom nível de faturação, se conseguir obter um bom tráfego de clientes. 
Os pontos de observação e em análise deverão ser apontados num mapa da zona em termos gerais e, na planta da rua em termos mais específicos. 

Os pontos de atração da zona 
  • Metro
  • Estação de comboio 
  • Paragens de autocarro 
  • Estacionamento / ou parque 
  • Os escritórios (sector público e privado) 
  • Os estabelecimentos de ensino 
  • Os parques recreativos 
  • Os parques culturais 
  • Os restaurantes 
  • A zona comercial 
  • …etc.

Os obstáculos 

  • A falta de estacionamento 
  • O estacionamento muito caro 
  • O tempo limitado de estacionamento 
  • O tipo de rua (ex: rua pedonal) 
  • As passadeiras 
  • Os cruzamentos 
  • Os semáforos 
  • O sentido único 
  • A perigosidade da zona 
  • Uma subida 
  • Uma descida forte 
  • A existência de obras 
  • …etc.
Se a análise das informações sobre a zona de atração for feita para uma loja ainda por abrir, os resultados da análise podem levar a desistir do projeto, para procurar uma loja com uma localização mais propícia à atividade comercial desejada. 
Se a análise for feita para uma loja em funcionamento, o retalhista poderá utilizar os resultados do estudo para desenvolver uma reflexão marketing e comercial, compatível com as características da zona (mercado do Ponto de Venda) e com os objetivos que traçou para a sua atividade. Assim, se a análise apresentar mais vantagens do que inconvenientes, o retalhista poderá desenvolver ações de dinamização do seu negócio; mas se a análise der resultados negativos, ou seja se ela demonstrar um impacto dos inconvenientes superior ao das vantagens, ele poderá procurar soluções para tentar reduzir os pontos desfavoráveis e realçar o impacto das vantagens ou, no caso de uma situação crítica, deverá aceitar fechar a sua loja e procurar um novo local.Esta última escolha eventual não é sinónimo de fracasso mas sim de caráter, e prova que quem tomar esta decisão difícil tem uma fibra de empreendedor e de comerciante de grande valor.
RB