A caraterização da zona de
atração de uma loja envolve vários temas, que devem ser analisados em termos de
vantagens ou de inconvenientes para o bom desenvolvimento do negócio.
O ponto de partida é que uma
loja terá uma atividade mais forte, e portanto portadora de esperança de um bom
nível de faturação, se conseguir obter um bom tráfego de clientes.
Os pontos de observação e em análise deverão ser
apontados num mapa da zona em termos gerais e, na planta da rua em termos mais específicos.
Os pontos de atração da zona
- Metro
- Estação de comboio
- Paragens de autocarro
- Estacionamento / ou parque
- Os escritórios (sector público e privado)
- Os estabelecimentos de ensino
- Os parques recreativos
- Os parques culturais
- Os restaurantes
- A zona comercial
- …etc.
Os obstáculos
- A falta de estacionamento
- O estacionamento muito caro
- O tempo limitado de estacionamento
- O tipo de rua (ex: rua pedonal)
- As passadeiras
- Os cruzamentos
- Os semáforos
- O sentido único
- A perigosidade da zona
- Uma subida
- Uma descida forte
- A existência de obras
- …etc.
Se a análise das informações sobre a zona de atração
for feita para uma loja ainda por abrir, os resultados da análise podem levar a
desistir do projeto, para procurar uma loja com uma localização mais propícia à
atividade comercial desejada.
Se a análise for feita para uma loja em funcionamento,
o retalhista poderá utilizar os resultados do estudo para desenvolver uma reflexão
marketing e comercial, compatível com as características da zona (mercado do
Ponto de Venda) e com os objetivos que traçou para a sua atividade. Assim, se a
análise apresentar mais vantagens do que inconvenientes, o retalhista poderá
desenvolver ações de dinamização do seu negócio; mas se a análise der
resultados negativos, ou seja se ela demonstrar um impacto dos inconvenientes
superior ao das vantagens, ele poderá procurar soluções para tentar reduzir os
pontos desfavoráveis e realçar o impacto das vantagens
ou, no caso de uma situação crítica, deverá aceitar fechar a sua loja e
procurar um novo local.Esta última escolha eventual não é sinónimo de fracasso
mas sim de caráter, e prova que quem tomar esta decisão difícil tem uma fibra
de empreendedor e de comerciante de grande valor.
RB
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