Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 12 de março de 2013

A caraterização da zona de atração de uma loja

A caraterização da zona de atração de uma loja envolve vários temas, que devem ser analisados em termos de vantagens ou de inconvenientes para o bom desenvolvimento do negócio. 
O ponto de partida é que uma loja terá uma atividade mais forte, e portanto portadora de esperança de um bom nível de faturação, se conseguir obter um bom tráfego de clientes. 
Os pontos de observação e em análise deverão ser apontados num mapa da zona em termos gerais e, na planta da rua em termos mais específicos. 

Os pontos de atração da zona 
  • Metro
  • Estação de comboio 
  • Paragens de autocarro 
  • Estacionamento / ou parque 
  • Os escritórios (sector público e privado) 
  • Os estabelecimentos de ensino 
  • Os parques recreativos 
  • Os parques culturais 
  • Os restaurantes 
  • A zona comercial 
  • …etc.

Os obstáculos 

  • A falta de estacionamento 
  • O estacionamento muito caro 
  • O tempo limitado de estacionamento 
  • O tipo de rua (ex: rua pedonal) 
  • As passadeiras 
  • Os cruzamentos 
  • Os semáforos 
  • O sentido único 
  • A perigosidade da zona 
  • Uma subida 
  • Uma descida forte 
  • A existência de obras 
  • …etc.
Se a análise das informações sobre a zona de atração for feita para uma loja ainda por abrir, os resultados da análise podem levar a desistir do projeto, para procurar uma loja com uma localização mais propícia à atividade comercial desejada. 
Se a análise for feita para uma loja em funcionamento, o retalhista poderá utilizar os resultados do estudo para desenvolver uma reflexão marketing e comercial, compatível com as características da zona (mercado do Ponto de Venda) e com os objetivos que traçou para a sua atividade. Assim, se a análise apresentar mais vantagens do que inconvenientes, o retalhista poderá desenvolver ações de dinamização do seu negócio; mas se a análise der resultados negativos, ou seja se ela demonstrar um impacto dos inconvenientes superior ao das vantagens, ele poderá procurar soluções para tentar reduzir os pontos desfavoráveis e realçar o impacto das vantagens ou, no caso de uma situação crítica, deverá aceitar fechar a sua loja e procurar um novo local.Esta última escolha eventual não é sinónimo de fracasso mas sim de caráter, e prova que quem tomar esta decisão difícil tem uma fibra de empreendedor e de comerciante de grande valor.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.