No seguimento dos “posts” sobre a implantação numérica, queria
abordar o cálculo do linear a atribuir a cada referência em função das vendas
observadas. De facto, muitas vezes os dados que constam no sistema informático,
verdadeiro tesouro em termos de dados da atividade da loja, são menosprezados ou
mesmo nada utilizados.
O facing em função das vendas
Para adequar a atribuição
de facings ao ritmo de venda da loja, existe um raciocínio que consiste em
considerar a importância das vendas da semana e escolher o dia em que houver
mais vendas.
De facto, se o stock na
prateleira aguentar as vendas ou seja o escoamento desse dia de maiores vendas
da semana, ele aguentará qualquer outro dia.
É claro que quando um
sábado representa +/-25% das vendas da semana, o gestor da loja não quer perder
nenhuma venda deste dia.
Perder vendas neste dia é
terrível em termos de perda de faturação, mas também em termos de criação de
situação de insatisfação do cliente que pode vir a tornar-se um cliente
perdido.
Evitar perder vendas nos
dias de maiores vendas é indubitavelmente uma vontade do distribuidor, mas
também do fornecedor.
Como fazer?
Utilizam-se os dados vindos do sistema informático da
loja.
Utilizam-se
os dados de venda semanais para evidenciar o dia de maiores vendas
O dia
de maiores vendas será utilizado para calcular a necessidade em mercadoria.
Formulação
Ou de forma mais directa, em
função da disponibilidade dos dados
Fico ao vosso dispor para qualquer esclarecimento.
Bom trabalho!
RB