O movimento da vida é uma
coisa que por natureza não para; quaisquer que sejam os caprichos de uns e de
outros; ele continua, continua e, continua …
A Vida induz a troca, a troca induz o comércio; o comércio faz
parte do movimento
Irresistivelmente, o comércio
acompanha os movimentos da Vida; ele é dinâmico e conjuga-se tanto no passado,
como no presente e no futuro. Encarar desta forma o movimento permite entender
que o que foi já não é, e claramente não será. O retalho de pequena dimensão,
seja qual for a sua especificidade - alimentar ou não alimentar -, que
predominou até ao início dos anos 90, foi ultrapassado por organizações que
aderiram a formatos e formas diferentes de chegar ao mercado e, por sua vez, estas
organizações podem vir a ser alvo de novos concorrentes adeptos do omnicanal,
ultramodernos e sofisticados no uso de meios de gestão da informação.
As organizações devem
aceitar e implementar mudanças na sua forma de atuar.
A força das organizações; uma chave essencial para a mudança