O ano de 2016 terá sido um ano de grande bonança para o retalho
de tipo LPD – Loja de Pequena Dimensão. Foi tão bom que, infelizmente, os
velhos “demónios” estão de volta. O Mercado decidirá!
Podíamos ter pensado que os comerciantes do retalho alimentar tinham
percebido que deviam melhorar a sua loja para oferecer um espaço de compra
compatível com as exigências dos clientes atuais ou seja; uma loja agradável,
bem iluminada, bem organizada onde as compras podem ser feitas fácil e
rapidamente.
Infelizmente não! Veem-se os donos
de lojas sem grande aspeto a pensar, erradamente e por cegueira, que se a sua
loja teve clientes e faturou bem foi porque era uma boa loja! A análise está errada porque o crescimento
das vendas teve a sua origem na dinâmica extraordinária do mercado imobiliário
e do turismo. Ou seja, quando a faturação aumentou, foi por causa de elementos
completamente alheios à própria loja.
….mas, os consumidores aprendem
Os novos moradores podem numa
primeira fase, dando o tempo de se organizarem e de aclimatarem ao sítio, contentarem-se
com o aparelho comercial existente. Numa segunda fase, é muito provável que
estes recém-chegados comecem a conhecer melhor a zona onde escolheram de viver
e optem pela loja que lhes oferece o melhor sortido no melhor ambiente e os
melhores serviços ou seja, que lhes oferece as melhores condições de compra e o
brilho que têm o direto de esperar!
….e a concorrência também aprende e age
O mercado é vivo, o que pressupõe
que quando surge uma oportunidade alguém aparece para pegar nela! Uma oportunidade
é o fruto de um vazio por preencher ou, da possibilidade de matar de vez quem existe
e está implantado mas que trata de forma desleixada o seu mercado. Não há misericórdia!
O Mercado sanciona aqueles que não se adaptam.
Um concorrente pode ser, segundo
a localização e as características do Mercado, um retalhista independente com
vontade de ganhar o seu espaço e que propõe uma loja de acordo com as
expetativas atuais dos consumidores ou, uma cadeia de distribuição organizada
que quer aumentar o seu controlo do Mercado.
A festa poderá ser de curta duração para
quem tenha uma loja desorganizada e acha que a bonança de este ano lhe dá
direito a perpetuar uma loja de fraca qualidade.
Para quem utilizar a bonança de 2016 como ponto de partida para uma evolução da sua loja, de maneira a que a mesma seja adequada às exigências atuais do Mercado, o futuro será provavelmente promissor!
Para quem utilizar a bonança de 2016 como ponto de partida para uma evolução da sua loja, de maneira a que a mesma seja adequada às exigências atuais do Mercado, o futuro será provavelmente promissor!
Esquema
Bom trabalho
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB