As mudanças que estamos a viver no setor do retalho alimentar de
proximidade, com a entrada dos grupos da distribuição organizada nas zonas
urbanas com lojas mais compactas, viradas para o consumo diário e que
beneficiam de uma retaguarda marketing extremamente potente, deveriam levar os
retalhistas donos de lojas de pequena dimensão (LPD) a redefinir as suas lojas.
Passo-a-passo, muitas lojas poderiam ganhar vitalidade e alento!
O
teto falso não é necessário e deveria desaparecer. É
uma marca dos anos 90, ou seja um elemento do arcaísmo visual de
uma loja.
A remoção do teto falso permitirá aumentar
o volume geral da loja e o seu corolário, um aumento da sensação de bem-estar.
No teto totalmente aberto, serão visíveis as
calhas que suportam a iluminação e outros elementos técnicos. A visibilidade
destas calhas não prejudica em nada a estética da loja.
Os móveis
de “frio” devem ser redimensionados e ganhar mais espaço. Numa loja alimentar a predominância dos “frescos” não
pode ser discutida, é um facto e contra os factos não há argumentos. Com um peso que
oscila entre 55 e 60% da faturação, os frescos devem receber um espaço na loja que
permite a boa exposição dos produtos e sobretudo que permite fidelizar os
clientes que diariamente querem comprar uma solução alimentar.
Em termos físicos, claramente, a ideia é ter um linear
suficiente para expor o bom sortido ou seja, as diferentes categorias de
produtos e uma variedade de produtos pertinente e de acordo com segmentação do
mercado local.
Substituir
as gôndolas, murais e expositores ultrapassados por equipamentos novos e
modernos. Os
consumidores que frequentam as lojas, hipermercados e supermercados dos grupos
organizados da distribuição moderna, sabem reconhecer de forma consciente ou
inconsciente a obsolescência dos equipamentos de uma loja. A cor, o feitio, os
encaixes das prateleiras, etc. das gôndolas dos anos 90 já não se usam!
As caixas de pagamento não devem ser forçosamente
em Γ. Nas lojas de proximidade, de frequentação diária,
e sobretudo com frequentação de fim do dia de trabalho, as compras são compras
de cabaz ou de saco ou seja, compras de um pequeno número de artigos.
Para
rentabilizar o espaço de uma loja, uma caixa em linha parece hoje em dia mais
pertinente que uma caixa em Γ.
Passo-a-passo, cada retalhista pode ir longe …!
Bom
trabalho e boa reflexão
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB