Portugal viveu, este ano, um verão extraordinário em termos turísticos.
De facto, o impacto turístico foi fantástico para o comércio e os resultados
estão a vista: O crescimento da faturação foi constatado em muitas lojas do
retalho alimentar.
A festa foi boa, mas já passou! Qual será o próximo passo?
Se o próximo passo for o resultado de curta vista, o retalhista não
fará nada até à próxima estação, esperando que a alavanca turística produza os
seus efeitos. Nesse caso, o futuro será cada
vez menos produtivo mesmo se se notar um acréscimo de clientes durante a época estival.
Os clientes que vierem estarão à procura de conveniência de último minuto ou de
último recurso.
Provavelmente não fazer nada dará
asas a concorrentes mais dinâmicos e mais abertos a mudanças! Serão aqueles que
ficarão!
Se o próximo passo for o resultado de uma postura dinâmica e positiva, o
retalhista vai utilizar a dinâmica do verão e os ganhos suplementares para fortalecer
o seu negócio e contar entre os empresários do futuro.
Nesse caso o futuro será mais aberto
e menos fonte de angústia pois para um retalhista, fortalecer o seu negócio é
uma forma de afirmar a presença da sua loja no seu território de atuação.
Provavelmente, no caso de uma
postura dinâmica, o retalhista garantirá a solidez e reforçará o impacto da sua
loja e afastará a vinda de uma outra loja concorrente.
Nada está errado nem é criticável; qualquer
opção é fruto de uma reflexão pessoal. As
opções de cada um têm de ser respeitadas, sejam quais forem. O que
seria errado seria não fazer nada hoje, aproveitando os benefícios do verão, e de
se queixar daqui a pouco que o negócio está a correr mal e que a concorrência é
desleal.
O mercado está sempre em movimento e as
boas oportunidades devem ser aproveitadas no momento certo. Quando o comboio
passou, é tarde demais.
Esquema
Bom trabalho
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB