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sexta-feira, 8 de junho de 2012

Uma questão de ponto de vista

(Para o meu amigo Dr. Fernando Girão)
As ações comerciais do Pingo Doce continuam a gerar comentários, aliás não pude evitar abordar este tema neste “post”!
Continuam a ser comentadas as gloriosas campanhas promocionais do Pingo Doce de 2012 e também enaltecido o percurso de Pingo Doce no decorrer das últimas décadas. Todavia, demasiadas vezes os comentários publicados tratam do assunto como se;
Pingo Doce fosse o único grupo a praticar uma política de EDLP – Every Day Low Prices “Preços baixos todos os dias”. Obviamente que não é o único grupo a praticar o EDLP; todos os grupos o praticam. Será que alguém pode apontar um grupo de destaque no panorama da distribuição portuguesa que não o faz? O mercado é igual para todos os “players”, Sonae, JM, Intermarché, Minipreço, Aldi, Lidl, Auchan…etc. O fundo de comercio é igual para cada um deles, é o mass-market. Existem grupos com um posicionamento diferente, mas são poucos, têm uma afirmação local e têm um impacto marginal quando comparados com o mercado geral da distribuição; é o caso do grupo El Corte Inglês, na sua vertente Supercor e da insígnia Apolónia.

Pingo Doce fosse o único grupo a calcular o impacto das suas campanhas promocionais. Com certeza, todos os grupos calculam e fazem projeções do impacto das promoções na sua atividade em termos de ganho de quota de mercado, de aumento do cesto de compra, de melhoramento da imagem da insígnia, de lucros cessantes…etc., sabendo que - cereja sobre o bolo - se o impacto lhes for favorável, ele será penalizador para os seus concorrentes diretos.

Portanto, o Pingo Doce não atuou de forma diferente dos outros “players” nestes pontos.

Todavia, Pingo Doce soube, e isso é assinalável, fazer promoções de forma diferente, pois, numa paisagem promocional na qual os esquemas clássicos eram o “rancho” diário, os responsáveis do marketing souberam encontrar a forma de diferenciar a atuação do Pingo Doce. Ainda é cedo demais para analisar as consequências a médio prazo destas promoções.
Esta manhã, antes de escrever este “post”, fui passear num Pingo Doce ao pé de minha casa, porque de 07 até 10 de Junho vai decorrer uma nova ação promocional. Não havia o movimento passado e, não vi grande excitação por parte dos clientes. A espessura da carteira é provavelmente o primeiro limite visível destes ações que, afinal, não são filantrópicas e impõem um quantitativo de compra.
RB

1 comentário:

  1. Sem dúvida. O que penso é que a questão está no vector "Comunicação". A maneira como a companhia se promove e comunica faz parecer que são os únicos que fazem, que têm... e isso vai ficando na mente das pessoas.
    Como se refere tantas vezes acerca do futebol: Uma mentira tantas vezes é dita que passa a ser verdade.

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O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.