Num
mercado retalhista cada vez mais competitivo e refém de condições económicas adversas,
a rede “Aqui é Fresco” está a mostrar um bom dinamismo.
As razões desta dinâmica parecem-me ligadas a vários fatores simples:
§ A vontade política da direção da Unimark, que conseguiu
insuflar uma dinâmica baseada no forte apoio operacional ao retalho alimentar
detido por retalhista independentes;
§ O forte envolvimento dos associados da Unimark, que nos seus respetivos territórios do Norte ao Sul do país, conseguiram transmitir aos seus retalhistas clientes os benefícios que representa a rede Aqui é Fresco para os seus membros;
§ As turbulências do mercado, abalado pelo desaparecimento da empresa Manuel Nunes & Fernandes e pelas dificuldades da GCT;
§ A procura por parte de um conjunto de retalhistas independentes de uma solução de “Comercio Associado” flexível, e que respeita a sua independência em termos de decisões comerciais e de marketing críticas;
§ O forte envolvimento dos associados da Unimark, que nos seus respetivos territórios do Norte ao Sul do país, conseguiram transmitir aos seus retalhistas clientes os benefícios que representa a rede Aqui é Fresco para os seus membros;
§ As turbulências do mercado, abalado pelo desaparecimento da empresa Manuel Nunes & Fernandes e pelas dificuldades da GCT;
§ A procura por parte de um conjunto de retalhistas independentes de uma solução de “Comercio Associado” flexível, e que respeita a sua independência em termos de decisões comerciais e de marketing críticas;
Como já comentei
em vários “posts”, e segundo as relações contínuas que mantenho com muitos
retalhistas do Norte ao Sul do país, parece-me que as soluções de “Comércio Associado”
rígidas e pouco respeitadoras da independência dos retalhistas terão
dificuldades em vencer, porque não se pode pedir ao retalhista de investir, de
tomar todos os riscos e simultaneamente privá-lo de decidir o que acha bem ou
mal para o seu mercado e para a rentabilidade do seu negócio. Na minha opinião,
os projetos rígidos vão conhecer dificuldades e deverão evoluir para uma fórmula
do sucursalismo.
Afinal a
rede “Aqui é Fresco” da central de compras grossista Unimark representa uma lufada
de ar “Fresco” para os comerciantes que ousam erguer-se num mercado em crise e
que ousam enfrentar condições adversas. Nunca foi tão importante sublinhar que
a união faz a força!
Não posso
deixar de saudar todas as pessoas, grossistas, retalhistas, vendedores, estudantes
que regularmente leem este “blog” e, em privado me demostram tanta simpatia.
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.