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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os grossistas são interlocutores chave

Os elementos conjunturais (a crise económica financeira) e os elementos estruturais (a organização do setor e a atomização de empresas demasiadas pequenas e ainda familiares), provocam turbulências no universo grossista português.

No entanto os grossistas são interlocutores chave que permitem ligações comerciais entre produtores e uma multidão de retalhistas.
Para os produtores ou fornecedores, os grossistas representam a possibilidade de ter acesso a um escoamento dos seus produtos em numerosos territórios onde os grupos da distribuição organizada não estão presentes e, permitem um acesso a lojas de bairro e de rua nas cidades, que funcionam em complemento dos grupos organizados. O processo é um processo de tipo afunilamento invertido, onde a partir de um contato com uma central de compra grossista e/ou alguns contatos com os respetivos grossistas, os fornecedores conseguem abastecer um leque alargado de lojas.
Para os retalhistas, os grossistas representam a possibilidade de comprar num só sitio a maioria das mercadorias de que precisam para vender nas suas lojas. O retalhista pode assim poupar tempo nas compras para se dedicar mais à GESTÂO do seu PONTO de VENDA.

Assim os destinos de ambos parecem totalmente ligados, e a sobrevivência de um é a razão “sine qua none” da sobrevivência do outro.

O grossista deve cuidar:
×   Do seu território, e neste quadro fazer viver o seu mercado;
×   Dos seus clientes retalhistas estabelecidos que precisam de um apoio diário nas suas compras de mercadorias para revender de forma lucrativa;
×   Dos seus clientes retalhistas estabelecidos, em termos de acompanhamento técnico para o fortalecimento do negócio a retalho;
×   Dos novos retalhistas quando estes precisam de encontrar um parceiro de negócio, capaz logo à partida de lhes proporcionar um apoio em todos os aspetos do negócio;

O retalhista deve:
×   Utilizar o seu grossista como sendo o seu armazém;
×   Evitar multiplicar o número de grossitas fornecedores da sua loja pois isso não ajuda a loja, ao contrário penaliza a mesma;
×   Informar e formar-se em termos de pontos de gestão críticos para o acompanhamento diário das performances da sua loja;
×   Partilhar informações com o seu grossista sobre o seu mercado, para se envolver na dinâmica comercial e marketing do grossista: ambos têm muito a ganhar com isso;
×   Envolver-se em parceria de rede para trocar ideias, debater ideias e afinal trabalhar em conjunto com outros colegas num espírito de desenvolvimento e de fortalecimento de cada negócio.

O caminho está traçado para ambos, grossista e retalhista, basta apenas seguir o trilho…
RB

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