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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Consultoria técnica OPV "Organização do Ponto de Venda"

No seguimento de pedidos de informações neste sentido, apresento os 3 pontos de consultoria em termos de OPV “Organização do Ponto de Venda” que desenvolvo para os meus clientes.
Devo no entanto sublinhar que o ponto de partida é a partilha de um mesmo objetivo, que consiste na procura do sucesso do Ponto de Venda.
Também, no que me diz respeito, preciso que as relações estabelecidas com o dador de ordem, em geral o retalhista ou um grossista, sejam francas, diretas, e que a palavra dada tenha o mesmo valor do que um contrato assinado.

A planta do layout da placa de venda
Tarefas: A partir de uma dada loja, fazer o layout específico que for mais adaptado às características arquiteturais e geométricas dessa loja.
§ Determinar o circuito cliente. Definir de forma geral como articular o espaço em função das limitações quer técnicas, quer legais, quer de arquitetura.
§ A partir da entrada da loja até às caixas de pagamento, organizar a deslocação dos clientes.
§ Favorecer um bom ambiente de compra para os potenciais “buyers”.

Nota 1: O trabalho de elaboração da planta tem a ver com o layout da placa de venda. Em termos dos pontos específicos, tais como as secções com serviço como por exemplo o talho, a charcutaria, a pastelaria, a peixaria, a responsabilidade técnica será da empresa fornecedora de equipamento e/ou do técnico do Haccp.
Nota 2: A planta proposta poderá ser alterada se surgirem dificuldades de ordem técnica inultrapassáveis.
Nota 3: A altura das gôndolas e das murais será indicada, para que a empresa fornecedora de equipamento possa orçamentar corretamente o equipamento necessário.
Nota 4: A montagem do equipamento e os cuidados relativos à segurança e às normas legais são da responsabilidade dos fornecedores de equipamento.

A distribuição das categorias de produto
Tarefas: Definir no papel o encadeamento das diferentes categorias tendo em conta o circuito do cliente, e a necessária maximização das vendas.
Definir de forma macro a repartição dos universos e, subsequentemente as respetivas categorias principais.
A distribuição das categorias de produtos diz respeito ao encadeamento das categorias de forma coerente, de maneira a reforçar o impacto do circuito. À saber que o objetivo deste trabalho é tornar cada consumidor que entra na loja, um comprador, um “buyer” a 100%.
Esta prestação é complicada e leva o seu tempo porque envolve cada corredor da loja.

O acompanhamento da implantação física dos produtos
Tarefas: No terreno, juntamente com os colaboradores do dono da loja, participar e liderar a implantação física da mercadoria no respetivo linear.           

Nota 1: O número de dias de trabalho pressupõe de forma imperativa a colocação à disposição de uma equipa de trabalhadores pela empresa cliente.
Nota 2: Os dias de trabalho são de 8h. Cada hora suplementar será acrescentada à fatura.
RB

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