Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O futuro será para as LPD – Lojas de Pequena Dimensão

Segundo alguns economistas, como o professor Robert J. Gordon da universidade Northwestern no Illinois, o incrível crescimento do século passado não passaria de um acontecimento pontual quando olhamos para a história humana. Afinal, antes do século XVIII, o crescimento era apenas de 0,2% por ano e a partir daí, as evoluções tecnológicas, industriais e demográficas foram o motor de um crescimento sem precedentes que agora terá chegado ao fim…. Se calhar, vamos ter de nos habituar a viver com um crescimento económico baixo.

Assim, privado de um crescimento que sustente o consumo, refém de uma população envelhecida e portanto menos consumidora, o mundo da distribuição deveria conhecer algumas evoluções.
- Os grandes centros comerciais vão ter de se reinventar, para continuarem a ser um centro de atração de consumidores;
- Os hipermercados vão ter de aprender a viver numa sociedade onde a venda em grande volume terá tendência para diminuir e, onde os esforços deverão ser feitos em termos de dinâmica comercial para puxar as vendas do não alimentar;
- Os supermercados deverão ser cada vez mais fortes, sobretudo os supermercados com um tamanho adaptado a quem queira fazer as suas compras diariamente e rapidamente, ou seja os supermercados de pequena dimensão;
- Os minimercados deverão também conhecer um certo crescimento, porque estão mais vocacionados e adaptados para uma clientela que faz as suas compras a pé, ou seja clientes do dia-a-dia, moradores ou pendulares, que utilizarão o minimercado como loja de apoio diário.

Os pequenos supermercados e os minimercados (LPD – Lojas de Pequena Dimensão) vão, na minha opinião, conhecer uma época favorável mas, serão lojas de sucesso baseado na dedicação diária aos clientes, na gestão diária de todos os setores de uma loja, serão uma loja para trabalhar em família, onde construir uma vida será a linha de orientação.

Nesta perspetiva, as empresas grossistas também podem partilhar esta evolução do mercado, se foram ativas na dinamização deste segmento de mercado retalhista e se não deixarem os grandes grupos de distribuição retalhista entrar nele. Volto a sublinhar que na minha opinião dificilmente a Sonae conseguirá entrar neste mercado, de outro modo que sob uma forma de sucursalismo, se quiser impor as suas marcas próprias. No caso da Jerónimo Martins, o desenvolvimento da insígnia Amanhecer será difícil porque entrará em choque de forma sistemática com a insígnia Pingo Doce.
Afinal hoje, a dinâmica da rede “Aqui é fresco” é a solução para quem quiser ter e gerir, em função das suas ideias, uma loja de tipo LPD – Lojas de Pequena Dimensão.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.