A população (ver imagens)
- Claramente, o litoral de Portugal tem a densidade populacional mais elevada, enquanto o interior do país tem a densidade mais fraca;
- Há com certeza um impacto ao nível da atividade dos Pontos de Venda, ainda mais forte no caso de existência de uma concorrência viva;
- A fraqueza da densidade populacional torna o Alentejo num vazio demográfico, comparado com outras regiões portuguesas;
- A população urbana representa perto de 60% da população, ou seja: o número de portugueses a viver em cidades avizinha os 6 milhões;
- As previsões apontam para que em 2050 a população urbana chegue aos 75% da população;
- As regiões de Lisboa e Porto são aquelas onde as cidades concentram mais moradores;
- O envelhecimento da população é um fator forte que terá consequências ainda mais pesadas a partir de 2020;
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Population_density_of_Portugal.PNG (Foto esquerda)
Fonte:http://www.ecodebate.com.br/2012/11/01/a-populacao-de-portugal-em-2100-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves
(Foto direita)
O aparelho comercial (em consequência
das evoluções demográficas)
- São de esperar momentos complicados para quem tiver uma loja sobredimensionada nas regiões de baixa densidade populacional. Isto já se traduz no fecho de certas lojas e o movimento poderá conhecer uma maior amplitude;
- As zonas de forte densidade populacional vão conhecer um forte crescimento da concorrência entre os grupos de distribuição de destaque;
- O desenvolvimento de novas fórmulas num mercado de consumidores concentrado, utilizando ferramentas avançadas da informática, é um dado adquirido que aumentará a concorrência;
- A procura de diferenciação será a peça-chave de cada grupo de distribuição;
- A noção de proximidade será plenamente assumida por todos os grupos de distribuição e o retalho alimentar de pequena dimensão independente;
- O retalho alimentar de pequena dimensão deverá diferenciar-se através da especialização.
As evoluções são um facto adquirido. Para os “Players” da distribuição definir uma estratégia própria e
vencedora e as políticas inerentes é a grande tarefa do momento e dos próximos
meses.
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.