Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os retalhistas face a profundas mudanças


A população (ver imagens) 
  • Claramente, o litoral de Portugal tem a densidade populacional mais elevada, enquanto o interior do país tem a densidade mais fraca;  
  • Há com certeza um impacto ao nível da atividade dos Pontos de Venda, ainda mais forte no caso de existência de uma concorrência viva;  
  • A fraqueza da densidade populacional torna o Alentejo num vazio demográfico, comparado com outras regiões portuguesas;  
  • A população urbana representa perto de 60% da população, ou seja: o número de portugueses a viver em cidades avizinha os 6 milhões;  
  • As previsões apontam para que em 2050 a população urbana chegue aos 75% da população; 
  • As regiões de Lisboa e Porto são aquelas onde as cidades concentram mais moradores;  
  • O envelhecimento da população é um fator forte que terá consequências ainda mais pesadas a partir de 2020;

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Population_density_of_Portugal.PNG (Foto esquerda)
Fonte:http://www.ecodebate.com.br/2012/11/01/a-populacao-de-portugal-em-2100-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves (Foto direita)


O aparelho comercial (em consequência das evoluções demográficas) 
  • São de esperar momentos complicados para quem tiver uma loja sobredimensionada nas regiões de baixa densidade populacional. Isto já se traduz no fecho de certas lojas e o movimento poderá conhecer uma maior amplitude; 
  • As zonas de forte densidade populacional vão conhecer um forte crescimento da concorrência entre os grupos de distribuição de destaque; 
  • O desenvolvimento de novas fórmulas num mercado de consumidores concentrado, utilizando ferramentas avançadas da informática, é um dado adquirido que aumentará a concorrência; 
  • A procura de diferenciação será a peça-chave de cada grupo de distribuição; 
  • A noção de proximidade será plenamente assumida por todos os grupos de distribuição e o retalho alimentar de pequena dimensão independente; 
  • O retalho alimentar de pequena dimensão deverá diferenciar-se através da especialização.
As evoluções são um facto adquirido. Para os “Players” da distribuição definir uma estratégia própria e vencedora e as políticas inerentes é a grande tarefa do momento e dos próximos meses.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.