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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Criar novos retalhistas para as LPD (Lojas de Pequena Dimensão)

Ponto da situação 
O número de retalhistas independentes está a diminuir. Os retalhistas dos anos dourados do retalho alimentar independente e de pequena dimensão chegaram à idade da reforma. Os irredutíveis que prosseguiam à frente das suas lojas estão a fechar de vez, porque perderam a esperança de poder fazer um último bom golpe no trespasse dos seus fundos de comércio. 
A situação não é desesperada; a função retalhista de pequena dimensão, vocacionada para o apoio aos consumidores, não vai desaparecer. Mas, com certeza, haverá evoluções, mudanças, adaptações.

Prospetiva 
De maneira geral, deveriam ser desenvolvidas ações em todos os cashes ou centrais de distribuição para fomentar a criação de novas lojas, de novos comerciantes. Uma coisa é certa: defender o “statu quo” não oferece futuro nenhum! 
Como fomentar novos pontos de venda?
 
  1. Envolvendo todos os associados das centrais de compra grossista e as próprias centrais numa política voluntarista de dinamização dos tecidos comerciais locais;
  2. Criar em cada cash um gabinete “Como se tornar comerciante”;
  3. Comunicar em termos nacional e locais sobre os apoios técnicos oferecidos pela afiliação a um projeto de comércio associado dinâmico e sustentável;
  4. Desenvolver uma política de comunicação com os comerciantes independentes, que desejam ir para a frente, em termos de divulgação de informações pertinentes relacionadas com o mercado;
  5. Apoiar os novos comerciantes em termos de planos de formação ajustados a uma adaptação regular às mudanças, que são cada vez mais rápidas e radicais; 
  6. Imaginar e desenvolver um projeto de “e-loja”, capaz de aumentar - via Internet - a oferta de produtos e serviços das lojas associadas, de maneira a aumentar o tráfego nas lojas e a rentabilidade das mesmas.
Para já, apenas se conhece um projeto dinâmico e dinamizador do comércio de LPD (Loja de Pequena Dimensão); é o projeto de comércio associado “soft” da rede “Aqui é fresco”, desenvolvido pela central de compras grossista UniMark, que faz parte da central EuromadiPort! É o projeto mais avançado e mais sólido do momento que deveria ser utilizado não apenas para manter o perímetro das lojas atuais, porque a estagnação é de fato muitas vezes uma solução perigosa, mas também para atrair novos talentos para o comércio de pequena dimensão!
RB 

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