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segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Porque é que é importante para qualquer retalhista analisar a zona de atração da sua loja

Qualquer loja vive em função da sua capacidade de transformar os consumidores que passam tempo na sua zona de influência em clientes – ou seja em pessoas que empurram a porta do estabelecimento – e, em transformar estes clientes em compradores a 100%. 
Os consumidores que passam tempo na zona de influência da loja podem ser pessoas de passagem, tais como os pendulares, aquelas pessoas que moram numa zona mas que trabalham numa outra, e obviamente as pessoas que moram e trabalham na respetiva zona.

Para dinamizar a sua loja o comerciante tem como hábito distribuir folhetos nas redondezas, para fazer vir os consumidores. Todavia, há que pensar que todas as zonas que cercam a loja não têm o mesmo valor e que, por isso mesmo, uma análise da zona de atração deve ser feita. Distribuir folhetos numa zona afastada da loja para hipoteticamente angariar novos clientes é uma ação que dá muito trabalho, obriga a gastar muito tempo e energia e, que tem um custo de operação elevado para poucos frutos.  

De facto, os consumidores situados mais perto da loja serão os consumidores mais fáceis de conquistar, aqueles que darão menos trabalho, que obrigarão a um menor gasto de energia e de tempo, e que custarão menos a atrair. Quanto mais longe da loja estiver o consumidor, menos ele será cliente dessa loja porque optará provavelmente por fazer as suas compras numa loja mais perto dele. Poderá ser cliente de vez em quando, mas será um cliente altamente volátil, e muito infiel. 

Assim, o retalhista terá toda a vantagem em: 
- Definir as diferentes zonas de atração que têm a loja como centro (ver esquema – A zona de atração clássica);
- Conhecer bem a composição humana da zona primária;
- Privilegiar todas as ações que visam os consumidores da zona primária da sua loja (ver esquema – A zona de atração clássica);
- Alargar a sua zona de ação de maneira progressiva, ou seja em função de um ritmo de desenvolvimento que inclui a consolidação da posição adquirida.

Extrato formação - O responsável de rede de lojas
… Sem se esquecer que o palco de ação é a placa de venda e que é aí que tudo deve ser tecnicamente feito para levar cada cliente a tornar-se um comprador a 100%. 
RB

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