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segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pingo Doce - Nem toda gente gosta de Poker

Nada é como outrora! Antigamente existiam coisas certas; bastava olhar para o céu, esmagar um rebento entre os dedos, cheirar o ar, saber o dia do solstício de inverno e de verão e o dia do equinócio de primavera e de outono para saber quando vinham as diferentes estações, bastava ler ou ouvir o noticiário para saber o que se passava nas redondezas, ler os folhetos dos comerciantes…. 
Hoje já não há estações, faz inverno na primavera, primavera no verão, verão no outono, outono no inverno, o aspeto do céu é enganador, os noticiários difundem notícias elaboradas em reunião por “mandões”, e os folhetos deram lugar ao rumor, tática de 1º de Maio para Pingo Doce: 

O 1º de Maio de 2012 foi uma data que marcou os consumidores porque o Pingo Doce fez uma promoção sem precedentes em Portugal e, este ano, os consumidores estavam à espera de uma operação promocional de envergadura, capaz de fazer esquecer os duros momentos que atravessa o país e as incertezas de amanhã. O rumor dizia que alguém tinha ouvido dizer de alguém que, possivelmente, Pingo Doce estava a preparar um golpe que condizia com a importância do grupo e, o rumor da rua estava apoiado, por rumores internos no grupo. Pois é, havia o empregado da segurança que sabia mas que não podia dizer nada, os empregados a dizer que qualquer coisa estava ao lume mas que era preciso não dizer nada para evitar que o dia começasse com uma grande confusão. A mensagem era simples, bastava aparecer no dia 1º de Maio para aproveitar a tão deseja promoção estrondosa.

O 1º de Maio de 2013 não ficará por sua vez nos anais da distribuição como um dia de repetição de uma grande operação. Em Lagos, no Algarve, vi o parking dos dois supermercados Pingo Doce cheios de carros logo quando as lojas abriram e, também vi a cara e os comentários dos clientes a comentar a fraqueza das promoções, baseadas principalmente em descontos de 25% em produtos de marca. Quando se sabe que hoje em dia as marcas de distribuição e de 1º preço representam +/-40 % das vendas, e fácil perceber que muitos clientes ficaram com a sensação de uma ausência de promoção. Ver também o post de “Sexta-feira, 31 de Agosto de 2012 - Um impacto visível da crise“. A desilusão pareceu grande, lia-se no rosto das pessoas o desapontamento, parecia que as pessoas andavam num estado segundo, tal o pugilista depois ter recebido um severo “uppercut”, golpe que o deixa desfeito. Foi assim que vi clientes finais que queriam fazer as compras do mês, mas também foi assim que vi retalhistas da restauração voltar para o seu carro de mãos a abanar não podendo aproveitar este ano de uma promoção forte nas bebidas. Para cada um, o golpe foi duro!

Nos dias 2 e 3 de Maio, voltei a uma loja Pingo Doce, no coração da manhã; a atividade era fraca e o parque de estacionamento estava bastante vazio. Aparentemente, os fregueses, que rapidamente aprendem, perceberam que tinham sido manipulados e que não valia a pena serem apanhados duas vezes…e ficaram em casa!

Agora vou estar atento às consequências desta manipulação do mercado. Vamos ver como é que os consumidores se vão comportar com o Pingo Doce, como é que vão reagir aos anúncios de próximas promoções. Se nos negócios a confiança é um elemento de grande importância, provavelmente o Pingo Doce terá que de se esforçar muito, ou seja a gastar energia, tempo e muito dinheiro, para voltar a ganhar a confiança dos consumidores. 
Nem toda gente gosta de jogar Poker!
RB

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