Nada é como outrora! Antigamente existiam
coisas certas; bastava olhar para o céu, esmagar um rebento entre os dedos,
cheirar o ar, saber o dia do solstício de inverno e de verão e o dia do equinócio
de primavera e de outono para saber quando vinham as diferentes estações,
bastava ler ou ouvir o noticiário para saber o que se passava nas redondezas,
ler os folhetos dos comerciantes….
Hoje já não há estações, faz inverno na
primavera, primavera no verão, verão no outono, outono no inverno, o aspeto do
céu é enganador, os noticiários difundem notícias elaboradas em reunião por
“mandões”, e os folhetos deram lugar ao rumor, tática de 1º de Maio para Pingo
Doce:
O 1º de Maio de 2012 foi uma
data que marcou os consumidores porque o Pingo Doce fez uma promoção sem
precedentes em Portugal e, este ano, os consumidores estavam à espera de uma
operação promocional de envergadura, capaz de fazer esquecer os duros momentos
que atravessa o país e as incertezas de amanhã. O rumor dizia que alguém tinha
ouvido dizer de alguém que, possivelmente, Pingo Doce estava a preparar um
golpe que condizia com a importância do grupo e, o rumor da rua estava apoiado,
por rumores internos no grupo. Pois é, havia o empregado da segurança que sabia
mas que não podia dizer nada, os empregados a dizer que qualquer coisa estava ao
lume mas que era preciso não dizer nada para evitar que o dia começasse com uma
grande confusão. A mensagem era simples, bastava aparecer no dia 1º de Maio
para aproveitar a tão deseja promoção estrondosa.
O 1º de Maio de 2013 não ficará
por sua vez nos anais da distribuição como um dia de repetição de uma grande
operação. Em Lagos, no Algarve, vi o parking dos dois supermercados Pingo Doce
cheios de carros logo quando as lojas abriram e, também vi a cara e os
comentários dos clientes a comentar a fraqueza das promoções, baseadas
principalmente em descontos de 25% em produtos de marca. Quando se sabe que
hoje em dia as marcas de distribuição e de 1º preço representam +/-40 % das
vendas, e fácil perceber que muitos clientes ficaram com a sensação de uma
ausência de promoção. Ver também o post
de “Sexta-feira, 31 de Agosto de 2012 - Um impacto visível da crise“. A
desilusão pareceu grande, lia-se no rosto das pessoas o desapontamento, parecia
que as pessoas andavam num estado segundo, tal o pugilista depois ter recebido
um severo “uppercut”, golpe que o deixa desfeito. Foi assim que vi clientes
finais que queriam fazer as compras do mês, mas também foi assim que vi
retalhistas da restauração voltar para o seu carro de mãos a abanar não podendo
aproveitar este ano de uma promoção forte nas bebidas. Para cada um, o golpe
foi duro!
Nos dias 2 e 3 de Maio, voltei a uma loja
Pingo Doce, no coração da manhã; a atividade era fraca e o parque de
estacionamento estava bastante vazio. Aparentemente, os fregueses, que
rapidamente aprendem, perceberam que tinham sido manipulados e que não valia a
pena serem apanhados duas vezes…e ficaram em casa!
Agora vou estar atento às consequências desta
manipulação do mercado. Vamos ver como é que os consumidores se vão comportar
com o Pingo Doce, como é que vão reagir aos anúncios de próximas promoções. Se
nos negócios a confiança é um elemento de grande importância, provavelmente o
Pingo Doce terá que de se esforçar muito, ou seja a gastar energia, tempo e
muito dinheiro, para voltar a ganhar a confiança dos consumidores.
Nem toda gente gosta de
jogar Poker!
RB
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