Inscritos como seguidores do blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Amazon Fresh, ou como reinventar a proximidade

LSA - DIGITAL RETAIL
Amazon está a avançar nos EUA com a sua nova arma de conquista do mercado – A Amazon Fresh, que consiste na venda e na entrega das mercadorias num prazo de 24h! Depois de Seattle e Los Angeles, o novo território de conquista será San Francisco. 
Depois da cultura, Amazon interessa-se pelos frigoríficos dos consumidores e será, com certeza e se a fórmula tiver sucesso, cada vez mais o amigo de todos os instantes!

Numa sociedade mundial cada vez mais agrupada nos grandes centros urbanos e, com um fortalecimento desta tendência, este tipo de projeto deveria ser uma fórmula vencedora.  
Em Portugal onde a concentração urbana é forte e onde o envelhecimento da população é patente, este tipo de atividade poderá facilmente ser implementado, rivalizando com o comércio de proximidade clássico! Aliás, hoje, o que é que pode representar melhor a proximidade, além da encomenda no tablet ou noutro suporte informático acoplada a uma entrega a domicílio num prazo inferior a 24h? (prazo que ainda poderá diminuir, com a afinação do modo operatório!).

O campo de batalha principal serão os centros urbanos, os pontos de venda clássicos deverão rever a totalidade do seu funcionamento: A sua política de sortido, de merchandising (gestão do ambiente e implantação dos produtos), de preço, de comunicação e de serviço!
O que acontece lá e o que amanhã acontecerá aqui (porque Amazon já tem projetos de expansão e portanto de conquista do mercado europeu), PROVA MAIS UMA VEZ QUE O FOCO DEVE SER A VENDA, SENDO A COMPRA APENAS UM DOS MEIOS TÉCNICOS!
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.