Inscritos como seguidores do blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Cuidar do território (Post 1 de 3)

Este “post” inicia uma série que apresenta, através de 3 esquemas, reflexões em termos de gestão do território ou seja da zona de influência de uma empresa de distribuição grossista ou grupo de retalhistas associados.
Imagino que os esquemas apresentados possam levantar questões e mesmo provocar uma certa polémica; qualquer divergência argumentada é bem-vinda para enriquecer a reflexão.
O território é apetecível quando as suas características essenciais permitem esperar uma faturação e uma rentabilidade de bom nível a curto, médio e longo prazo. 
O território não é apetecível quando as suas características não permitem entrever uma operação rentável, nem a curto, nem a médio, nem a longo prazo.
A notar que quanto mais uma empresa de distribuição - quer grossista quer retalhista - for forte numa zona, mais ela se tornará incontornável – tanto para os fornecedores que quererão aceder a este mercado, como para quem quiser abrir um ponto de venda.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.