A loja de amanhã não se fará sem uma forte ligação à Internet, quer
queiramos quer não; a web-to-store chegou, instalou-se e, com o passar do tempo
e as evoluções “socio tecnológicas”,
vai intensificar-se. Sejam bem-vindos ao retalho do futuro!
No
decorrer dos últimos 50 anos, as tecnologias informáticas mudaram a forma de produzir
bens e serviços, de organizar o trabalho, de gerir os fluxos de mercadorias, de
valores, e também, sem dúvida nenhuma, mudaram a relação entre o Homem e a máquina
e entre os Homens entre eles! Basta ver no “You
Tube” - outra ferramenta de divertimento ou de aprendizagem recente e incontornável
-, a quantidade de vídeos sobre grupos de pessoas juntas num restaurante, mais
atentas ao smartphone que às trocas entre elas como antigamente! Internet tornou-se
totalmente amigável e soube tecer com a maior parte dos indivíduos, dos mais
jovens aos mais velhos, uma relação de proximidade forte.
A evolução do peso da Web na vida das pessoas, com o fortalecimento da venda on-line, concorrência suplementar para as lojas “clássicas”, levou as empresas de distribuição a reagir e a propor soluções que aliam as vantagens da loja física e a rapidez de compra proporcionada pela Internet. É claro que foi a dureza da concorrência que levou os retalhistas clássicos a tomarem decisões; quantas lojas de vendas de produtos eletrodomésticos, de Hi-fi e informáticos, de roupas, etc., vêm aparecer consumidores interessados em obter um contato visual com o produto na loja, e às vezes informações complementares, antes de comprarem a um preço mais baixo na Internet!
A evolução do peso da Web na vida das pessoas, com o fortalecimento da venda on-line, concorrência suplementar para as lojas “clássicas”, levou as empresas de distribuição a reagir e a propor soluções que aliam as vantagens da loja física e a rapidez de compra proporcionada pela Internet. É claro que foi a dureza da concorrência que levou os retalhistas clássicos a tomarem decisões; quantas lojas de vendas de produtos eletrodomésticos, de Hi-fi e informáticos, de roupas, etc., vêm aparecer consumidores interessados em obter um contato visual com o produto na loja, e às vezes informações complementares, antes de comprarem a um preço mais baixo na Internet!
Para as
empresas de venda a retalho, as fórmulas “Click & reserve” ou “Click &
collect”, permitem tecer uma nova relação com o público e contra-atacar as
empresas “pure Web”. Alias, não é por acaso que empresas da Web começam a
interessar-se pelas lojas físicas, como meio complementar de acesso aos
consumidores.
“Click & reserve” é uma fórmula que permite ao cliente selecionar e reservar um produto no site Web de uma loja, para a seguir ir vê-lo “in vivo” na loja e provavelmente comprá-lo;
“Click & reserve” é uma fórmula que permite ao cliente selecionar e reservar um produto no site Web de uma loja, para a seguir ir vê-lo “in vivo” na loja e provavelmente comprá-lo;
“Click & collect”, é uma fórmula que permite ao
cliente selecionar e comprar um produto no site Web de uma loja, que ele irá levantar
mais tarde num cacifo, cujo código lhe terá sido entretanto enviado por SMS.
O futuro será com certeza multicanal e obrigará as empresas de distribuição a redefinir a sua estratégia de captação e de relacionamento com os clientes, para fomentar o escoamento dos seus produtos num universo concorrencial extremamente complexo.
Estas fórmulas aplicam-se a qualquer tipo de atividade de venda a retalho, desde os produtos do alimentar até ao não alimentar, e os serviços.
O futuro será com certeza multicanal e obrigará as empresas de distribuição a redefinir a sua estratégia de captação e de relacionamento com os clientes, para fomentar o escoamento dos seus produtos num universo concorrencial extremamente complexo.
Estas fórmulas aplicam-se a qualquer tipo de atividade de venda a retalho, desde os produtos do alimentar até ao não alimentar, e os serviços.
RB
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