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segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

“Click & reserve”, “Click & collect” - Quando a “Web” se instala na loja.

A loja de amanhã não se fará sem uma forte ligação à Internet, quer queiramos quer não; a web-to-store chegou, instalou-se e, com o passar do tempo e as evoluções “socio tecnológicas”, vai intensificar-se. Sejam bem-vindos ao retalho do futuro!

No decorrer dos últimos 50 anos, as tecnologias informáticas mudaram a forma de produzir bens e serviços, de organizar o trabalho, de gerir os fluxos de mercadorias, de valores, e também, sem dúvida nenhuma, mudaram a relação entre o Homem e a máquina e entre os Homens entre eles! Basta ver no “You Tube” - outra ferramenta de divertimento ou de aprendizagem recente e incontornável -, a quantidade de vídeos sobre grupos de pessoas juntas num restaurante, mais atentas ao smartphone que às trocas entre elas como antigamente! Internet tornou-se totalmente amigável e soube tecer com a maior parte dos indivíduos, dos mais jovens aos mais velhos, uma relação de proximidade forte.

A evolução do peso da Web na vida das pessoas, com o fortalecimento da venda on-line, concorrência suplementar para as lojas “clássicas”, levou as empresas de distribuição a reagir e a propor soluções que aliam as vantagens da loja física e a rapidez de compra proporcionada pela Internet. É claro que foi a dureza da concorrência que levou os retalhistas clássicos a tomarem decisões; quantas lojas de vendas de produtos eletrodomésticos, de Hi-fi e informáticos, de roupas, etc., vêm aparecer consumidores interessados em obter um contato visual com o produto na loja, e às vezes informações complementares, antes de comprarem a um preço mais baixo na Internet!
Para as empresas de venda a retalho, as fórmulas “Click & reserve” ou “Click & collect”, permitem tecer uma nova relação com o público e contra-atacar as empresas “pure Web”. Alias, não é por acaso que empresas da Web começam a interessar-se pelas lojas físicas, como meio complementar de acesso aos consumidores. 

“Click & reserve” é uma fórmula que permite ao cliente selecionar e reservar um produto no site Web de uma loja, para a seguir ir vê-lo “in vivo” na loja e provavelmente comprá-lo; 
“Click & collect”, é uma fórmula que permite ao cliente selecionar e comprar um produto no site Web de uma loja, que ele irá levantar mais tarde num cacifo, cujo código lhe terá sido entretanto enviado por SMS. 

O futuro será com certeza multicanal e obrigará as empresas de distribuição a redefinir a sua estratégia de captação e de relacionamento com os clientes, para fomentar o escoamento dos seus produtos num universo concorrencial extremamente complexo.

Estas fórmulas aplicam-se a qualquer tipo de atividade de venda a retalho, desde os produtos do alimentar até ao não alimentar, e os serviços.
RB

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