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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O geofencing

Transformar os consumidores em clientes é muito importante: é uma preocupação de todos os instantes para qualquer empresa, porque sem clientes é impossível escoar seja o que for. As direções de marketing trabalham sem tréguas para encontrar os bons meios, as boas ferramentas que permitem captar os consumidores para os tornarem clientes e provavelmente bons compradores.

O geofencing faz parte da panóplia das ferramentas de que dispõem os marketeers para cativar clientes. 
Como funciona: O geofencing utiliza as tecnologias de geolocalização e de comunicação via sms, permitindo que uma empresa de distribuição ou uma marca isolada ou em parceria envie a qualquer consumidor, que tenha feito o “download” da respetiva aplicação no seu telemóvel ou smartphone, uma mensagem para lhe propor uma oferta aliciante quando este passa à frente de uma determinada loja. Esta ferramenta pode também ser utilizada no interior de uma loja quando o cliente estiver na proximidade de determinadas zonas. O objetivo é claramente criar o desejo de entrar no ponto de venda, ou de entrar em determinados corredores.

Numa sociedade hiperconcorrencial, esta ferramenta representa - na panóplia dos meios possíveis - um elemento incrivelmente pertinente para as empresas poderem entrar numa relação “one to one” com os consumidores.

Claramente, uma empresa que quer utilizar este meio deve imperativamente ter um sistema de gestão da relação com os clientes – CRM Customer Relationship Management – muito desenvolvido e bem estruturado. 

Podemos esperar que com o passar do tempo, a democratização destas ferramentas permitirá aos retalhistas de pequena dimensão, mas audaciosos e voluntários, de se equiparem e de utilizarem o geofencing para dinamizar as vendas das suas lojas! 
Os projetos de “comércio associado” poderiam também constituir uma retaguarda de excelência para acompanhar os seus associados no uso destas ferramentas. Isso poderia representar mais uma competência forte das centrais para federar os comerciantes. 
RB

3 comentários:

  1. Muito bom artigo. Estamos a pensar utilizar esta ferramenta nos nossos projetos. Abraço!

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  2. Existem algumas soulções no mercado para isto?

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  3. Bom dia,
    Agradeço a sua participação.
    O seu operador de telecomunicações é a solução mais directa.
    Uma outra solução passa por um interveniente especializado em informática, como por exemplo Tensator, ou a INFOS - IFGE.
    RB

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O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.