Inscritos como seguidores do blog

domingo, 29 de março de 2015

Makro está de saída de Portugal!

A Makro comunicou ao mercado que tinha definido como estratégia certa para o seu futuro em Portugal o abandono da área do retalho, para se focar na área HORECA. Esta informação foi confirmada neste blog (ler o post de 18 de Março de 2015 - A nova estratégia da Makro no mercado português .

É difícil acreditar que uma empresa como a Makro Portugal poderá fazer “viver” naves com a envergadura das lojas de Alfragide e de Matosinhos, entre outras, apenas com as atividades da hotelaria e da restauração.
O que não foi possível tornar lucrativo

domingo, 22 de março de 2015

Pensem em grande

Caros retalhistas e responsáveis de loja:
Não peçam aos vossos fornecedores, ou à vossa central de compras mais alguns cêntimos de desconto num produto em particular. Isso é MUITO POUCO, porque nesse caso o ganho é extremamente limitado.

Mas sim,

Peçam aos vossos fornecedores, à vossa central de compras ou ao vosso consultor em matéria de organização do Ponto de Venda e de merchandising, um apoio técnico para aumentar a venda de todos os produtos da vossa loja. Isso sim, é PENSAR EM GRANDE, porque neste caso os ganhos são totalmente multiplicados, e o limite é o céu!
Ninguém pode substituir o RETALHISTA na gestão do seu Ponto de Venda.

Bom trabalho.
RB

quarta-feira, 18 de março de 2015

A nova estratégia da Makro no mercado português

Em comunicado de 12 de Março de 2015, a Makro Portugal informou o mercado da sua nova estratégia, que se baseia essencialmente no foco no segmento HoReCa.

sábado, 14 de março de 2015

As pesadas responsabilidades dos Pontos de venda!

O mercado, como foi muitas vezes sublinhado neste blog, está em constante movimento. O movimento implica de facto uma dinâmica simples e brutal:
SEM DÙVIDA ALGUMA
Quem estiver inserido no movimento apanha a onda do sucesso e ultrapassa os obstáculos que de facto aparecem sempre, e quem estiver parado, seja por que razão for - medo, fraquezas técnicas, comodismo, falta de meios - desaparecerá.

domingo, 8 de março de 2015

O preço de venda - Uma variável de negócio maltratada!

O calcanhar de Aquiles do setor retalhista alimentar independente e associado continua a ser a determinação do Preço de Venda dos produtos, exercício e reflexão fulcral por – pelo menos - duas razões essenciais:
- A imagem do Ponto de Venda, corolário do seu posicionamento;
- A perenidade do negócio, que pressupõe uma gestão lucrativa do negócio

O que NÃO DEVE SER

domingo, 1 de março de 2015

Crescimento das LPD - inequívoco e animador!

Os números são inequívocos e animadores, as Lojas de Pequena Dimensão (LPD) estão numa fase muito positiva. Pois é, as lojas do setor tradicional estão a crescer a um ritmo 2 vezes superior ao ritmo do mercado em geral.

Estamos a viver um momento forte para todos os atores empenhados diariamente na defesa e na dinamização do setor do retalho “dito” tradicional.
Para o Engenheiro João Vieira Lopes (Presidente da CCP) e as suas equipas técnicas