O calcanhar de Aquiles do setor retalhista alimentar independente e associado continua a ser a determinação do Preço de Venda dos produtos, exercício e reflexão fulcral por – pelo menos - duas razões essenciais:
- A imagem do Ponto de Venda, corolário do seu posicionamento;
- A perenidade do negócio, que pressupõe uma gestão lucrativa do negócio.
Não pode ser apenas a multiplicação sucessiva de um preço de compra por:
- 1 coeficiente de margem sobre as compras, único e transversal a todas as referências da loja;
- 1 coeficiente de Iva, definido pelo poder político do país.
Exemplo 1:
Preço de compra sem Iva= 2,10€
Coeficiente de margem = 1,30 – Que corresponde a uma margem de 30% sobre a compra
Coeficiente de Iva = 1,23 – Que corresponde a uma taxa de Iva de 23%
PVP = 2,10 € x 1,20 x 1,23 = 3,10€
A determinação do PVP - Preço de Venda ao Público - DEVE SER a consequência:
- Do posicionamento da loja no seu território;
- Do bom conhecimento da política de preço da concorrência situada no território;
- Da gestão da categoria em foco;
- Do nível de lucro desejado
Trata-se de acrescentar a um preço de compra um valor absoluto (em €) que corresponde aos critérios supra. Em termos de reflexão, o lucro é monetário antes de ser percentual.
Exemplo 2:
Preço de compra: 2,10€
Após uma reflexão que engloba os pontos supra, o nível de lucro é fixado em 0,45€
Coeficiente de Iva = 1,23 – Que corresponde a uma taxa de Iva de 23%
PVP = (2,10€+0,45€) x 1,23= 3,14€
As análises comerciais e financeiras que se fazem “a posteriori” para avaliar o bom desenvolvimento do negócio e comparar as respetivas performances com outras lojas, recorrem à elaboração de índices, de coeficiente e de taxas.
Exemplo 3:
A partir do exemplo 2 podemos dizer que:
- O coeficiente multiplicador = 3,14€/2,10€=1,495
- A taxa de margem (1) (lucro expresso sobre as compras) = (0,45€/2,10€) x 100 = 21,428%
- A taxa de margem (2) (lucro expresso sobre as vendas) = (0,45€/ (3,14€/1,23)) x 100 = 17,627 %
Acompanhar os PVP do mercado
Existem soluções muito simples: Entrar nas lojas concorrentes e fazer um levantamento de PVP comprando produtos se for necessário ou, e é uma solução moderna e de baixo custo, visitar os sites de venda on-line do Continente, Jumbo, Pingo Doce e outros.
Os comerciantes independentes e associados (Intermarché é uma insígnia do comércio associado) deveriam dar prioridade à determinação dos PVP que representam afinal um elemento nevrálgico do seu negócio. A grande vantagem do comércio independente e associado, em relação aos grupos integrados, deveria ser a sua capacidade de tomar decisões ultra-rapidamente todos os dias.
Os comerciantes independentes e associados (Intermarché é uma insígnia do comércio associado) deveriam dar prioridade à determinação dos PVP que representam afinal um elemento nevrálgico do seu negócio. A grande vantagem do comércio independente e associado, em relação aos grupos integrados, deveria ser a sua capacidade de tomar decisões ultra-rapidamente todos os dias.
Boa semana.
RB
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