Os números são inequívocos e animadores, as Lojas de Pequena
Dimensão (LPD) estão numa fase muito positiva. Pois é, as lojas do setor
tradicional estão a crescer a um ritmo 2 vezes superior ao ritmo do mercado em
geral.
Estamos a viver um momento forte para todos os atores empenhados
diariamente na defesa e na dinamização do setor do retalho “dito” tradicional.
Para o Engenheiro João
Vieira Lopes (Presidente da CCP) e as suas equipas técnicas
, este deve ser um momento de grande recompensa. Afinal, os esforços fornecidos terão tido consequências positivas e, o crescimento registado torna tangível o sucesso. De facto, o projeto “Aqui é Fresco”, desenvolvido pela central UniMark, associada à central EuromadiPort, duas entidades administradas pelo Engenheiro João Vieira Lopes, visa impulsionar o retalho alimentar de pequena dimensão, baseado na reorganização técnica dos pontos de venda, em termos de layout, de apoio marketing, comercial e logístico, de formação dos retalhistas e dos seus colaboradores.
, este deve ser um momento de grande recompensa. Afinal, os esforços fornecidos terão tido consequências positivas e, o crescimento registado torna tangível o sucesso. De facto, o projeto “Aqui é Fresco”, desenvolvido pela central UniMark, associada à central EuromadiPort, duas entidades administradas pelo Engenheiro João Vieira Lopes, visa impulsionar o retalho alimentar de pequena dimensão, baseado na reorganização técnica dos pontos de venda, em termos de layout, de apoio marketing, comercial e logístico, de formação dos retalhistas e dos seus colaboradores.
Dados e análise rápida
“Os gráficos apresentados foram elaborados a
partir de dados de um estudo de mercado efetuado pela empresa Nielsen, empresa
líder em termos de estudos e de análises periódicas do mercado da distribuição”.
No gráfico Peso por canal/Total consumo, podemos
observar o peso dos diferentes canais. Os tradicionais representam 8,40% do
mercado. Claramente, os tradicionais têm de competir diariamente com formatos
de grande impacto e com capacidade de reação vigorosa em termos comercial e
marketing.
No gráfico Variação%/Total consumo, podemos
observar o diferencial observado neste início de ano de 2015 em termos de
variação em % dos diferentes canais de distribuição. É visível que o segmento
tradicional está de parabéns com o dobro do crescimento do segmento
Hipermercado e, cinco vezes mais forte do que o crescimento do segmento Supers
Grandes.
Vários fatores em causa
O contexto de crise leva os
consumidores a consumir de forma diferente: Mais perto de casa, sem uso do
carro, com menos tentações para evitar despesas não planeadas;
A dinâmica comercial reencontrada
dos retalhistas de (LPD) Lojas de Pequena Dimensão, dinâmica totalmente em correlação
com um empenho fortíssimo das centrais de compras como a UniMark (rede de lojas
“Aqui é Fresco”) e a EuromadiPort (rede de lojas “Coviran”) no apoio ao sucesso
dos retalhistas independentes;
O aparecimento de uma nova
geração de retalhistas, jovens corajosos e cheios de energia, com vontade de
vencer e de conseguir uma boa vida;
Um apoio redobrado e
tangível dos grossistas independentes, para fomentar, em contrapartida do
sucesso das suas próprias empresas, o sucesso dos retalhistas que neles
confiam;
A dinâmica atual deve ser utilizada para multiplicar os projetos
de novas lojas ou de reorganização das lojas existentes. As circunstâncias nunca foram tão boas!
Boa semana.
RB
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