Inscritos como seguidores do blog

domingo, 1 de março de 2015

Crescimento das LPD - inequívoco e animador!

Os números são inequívocos e animadores, as Lojas de Pequena Dimensão (LPD) estão numa fase muito positiva. Pois é, as lojas do setor tradicional estão a crescer a um ritmo 2 vezes superior ao ritmo do mercado em geral.

Estamos a viver um momento forte para todos os atores empenhados diariamente na defesa e na dinamização do setor do retalho “dito” tradicional.
Para o Engenheiro João Vieira Lopes (Presidente da CCP) e as suas equipas técnicas
, este deve ser um momento de grande recompensa. Afinal, os esforços fornecidos terão tido consequências positivas e, o crescimento registado torna tangível o sucesso. De facto, o projeto “Aqui é Fresco”, desenvolvido pela central UniMark, associada à central EuromadiPort, duas entidades administradas pelo Engenheiro João Vieira Lopes, visa impulsionar o retalho alimentar de pequena dimensão, baseado na reorganização técnica dos pontos de venda, em termos de layout, de apoio marketing, comercial e logístico, de formação dos retalhistas e dos seus colaboradores.

Dados e análise rápida
“Os gráficos apresentados foram elaborados a partir de dados de um estudo de mercado efetuado pela empresa Nielsen, empresa líder em termos de estudos e de análises periódicas do mercado da distribuição”.
No gráfico Peso por canal/Total consumo, podemos observar o peso dos diferentes canais. Os tradicionais representam 8,40% do mercado. Claramente, os tradicionais têm de competir diariamente com formatos de grande impacto e com capacidade de reação vigorosa em termos comercial e marketing.
No gráfico Variação%/Total consumo, podemos observar o diferencial observado neste início de ano de 2015 em termos de variação em % dos diferentes canais de distribuição. É visível que o segmento tradicional está de parabéns com o dobro do crescimento do segmento Hipermercado e, cinco vezes mais forte do que o crescimento do segmento Supers Grandes.

Vários fatores em causa 
O contexto de crise leva os consumidores a consumir de forma diferente: Mais perto de casa, sem uso do carro, com menos tentações para evitar despesas não planeadas;
A dinâmica comercial reencontrada dos retalhistas de (LPD) Lojas de Pequena Dimensão, dinâmica totalmente em correlação com um empenho fortíssimo das centrais de compras como a UniMark (rede de lojas “Aqui é Fresco”) e a EuromadiPort (rede de lojas “Coviran”) no apoio ao sucesso dos retalhistas independentes;
O aparecimento de uma nova geração de retalhistas, jovens corajosos e cheios de energia, com vontade de vencer e de conseguir uma boa vida;
Um apoio redobrado e tangível dos grossistas independentes, para fomentar, em contrapartida do sucesso das suas próprias empresas, o sucesso dos retalhistas que neles confiam;

A dinâmica atual deve ser utilizada para multiplicar os projetos de novas lojas ou de reorganização das lojas existentes. As circunstâncias nunca foram tão boas!

Boa semana.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.